Mais de 70 pessoas tiveram a oportunidade de construir uma página para internet do zero durante o “Experimente o bootcamp Web Development”, uma das atividades da diretoria de altos executivos da Enap na Semana de Inovação 2022. Conduzido pela empresa de tecnologia educacional IronHack, o treinamento foi um aquecimento para os interessados no processo seletivo para o curso de desenvolvedor web (web development) previsto para o final de setembro. 

Outra turma participou da degustação do bootcamp “Ciência de Dados: coletando dados web com phyton” conduzida pela Le Wagon, outra empresa de tecnologia educacional. Uma nova turma será aberta em 2023.

A Enap oferece o coding bootcamp com cursos de programação, ciência de dados e machine learning com o objetivo de formar gestores que consigam transformar digitalmente as suas organizações e, também,  a progredirem nas suas carreiras a partir do letramento digital. Desde 2020, mais de 150 servidores públicos já participaram do coding bootcamp

A coordenadora do programa coding bootcamp, Giovana Veloso, destacou que o conhecimento adquirido em tecnologia ajuda os gestores públicos a contratarem com mais propriedade serviços de TI. 

“A ideia é construir uma ponte entre tecnologia e gestão. Quem conhece as dores do consumidor de serviços digitais é a área de negócios e quem tem o conhecimento técnico são os profissionais de TI. Quando o gestor entende a linguagem da TI nos cursos do bootcamp fica mais claro sobre o que demandar e o que é possível”, explicou. 

Ela foi surpreendida positivamente pelo número de participantes das duas atividades durante a Semana de Inovação. “Entre tantas opções de palestras e cursos as pessoas vieram para a programação demonstrando que existe interesse em quebrar antigas barreiras que afastam os gestores desse universo”.