Vagas foram ampliadas em mais de 30%; veja os selecionados

A jornada foi árdua, mas afinal  está divulgada a lista dos selecionados para a segunda turma do Coding Bootcamp da Enap.

São 41 alunos e as notas estão dispostas em ordem classificatória por nota final, média ponderada entre as notas do teste de lógica (peso 4) e da carta de motivação (peso 6).

Quem se inscreveu no curso de Programação para não programadores sabe do que estamos falando. Foram 540 inscritos de todo o Brasil, de várias regiões, níveis e esferas de governo. E os candidatos participaram do desafio Ruby, teste de lógica e argumentaram, na carta de motivação, as razões pelas quais deveriam participar do curso.

Dado o número de concorrentes, o total de vagas para ampla concorrência, estipulado inicialmente em seis, foi ampliado para 16 vagas. Assim, a turma passa a ter 41 participantes, um aumento superior a 30% das vagas ofertadas inicialmente.

O curso será uma verdadeira imersão no mundo da programação, com aulas teóricas e práticas, para desenvolvimento de habilidades na área de programação e ciência de dados. Serão três meses de muito aprendizado e trabalho intenso. As aulas iniciarão dia 19 de outubro de 2020.

O que é o curso?

Um Coding Bootcamp é um programa de treinamento técnico imersivo e intensivo, que ensina as habilidades de programação mais relevantes para profissionais dos setores público e privado. Ofertado na modalidade de licença capacitação, o Coding Bootcamp Enap utiliza a metodologia da LeWagon, que tem ranqueamento internacional, com ferramenta pedagógica eficiente e inovadora.

Ao final do curso, cada participante terá construído uma aplicação digital, inteiramente funcional, partindo do zero: desde a concepção do produto, passando pela programação e concluindo com a implantação - deploy.

Caixa de ferramentas para ciência de dados e machine learning

O curso está estruturado em dois módulos: programação e desenvolvimento web (entre 19/10/20 e 17/12/20), com metodologia Le Wagon e ciência de dados e machine learning (entre 22/02/21 e 23/03/21), com metodologia desenvolvida pela Enap. A dedicação é integral, de 8 horas diárias. 

Da carga horária total, 40 horas serão dedicadas à ciência de dados e 80 horas para machine learning, com dois professores brasileiros que já trabalhavam com a Enap anteriormente. Alex Pereira, que coordenará a parte de ciência de dados,  diz que o conteúdo será orientado para a ciência da computação, estatística e qualquer área de conhecimento específica, no caso, uma política ou serviço público. “Os alunos terão oportunidade para expandir a complexidade dos problemas que podem resolver”.

Segundo Erick dos Santos, responsável pelo machine learning, “ensinaremos como machine learning pode resolver problemas. Vocês (alunos) serão aplicadores, aprenderão a utilizar caixa de ferramentas para cenários diversos”. Ou seja, dado determinado problema, quais são as técnicas adequadas.

Outro aspecto destacado por Erick Santos é o da tomada de decisão. “Estamos em uma transição, onde cada vez mais se esperará auditabilidade do processo decisório. Você não pode apenas dizer: eu tenho discricionaridade e a melhor solução é essa. Você terá que explicar como tomou a decisão, com possibilidade de comprovar que optou pela melhor alternativa”. Uma forma de fazer isso é criar um modelo explícito do fenômeno para o qual a pessoa está tomando decisões. Um modelo com base em informações do passado, que permite prever como será o comportamento daquele fenômeno no futuro.

Aos 540 participantes do processo seletivo, parabéns pelo empenho e coragem. Aos selecionados, a Enap deseja sucesso na jornada!