Além da imersão de conteúdo com especialistas da área, etapa inicial convocou as cinco equipes municipais selecionadas a identificar seus maiores desafios locais na gestão sustentável de RSU

Os meses de setembro e outubro marcaram o início da primeira etapa da 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam. Ao longo deste período, foram realizadas diferentes atividades que englobam a promoção de conhecimento, através de webinários temáticos e a identificação de problemas, por meio de oficinas colaborativas voltadas à compreensão dos contextos e desafios locais. 

Com a realização dos webinários (listados abaixo), as equipes se muniram de conhecimento sobre princípios e ferramentas importantes para aperfeiçoamento do processo de gestão de resíduos, como a ferramenta de Rotas Tecnológicas e Custos, a Calculadora de Emissões de GEE* no Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), manuais de boas práticas e roteiros para a implementação de ações, como o de Coleta Seletiva. 

Por meio das metodologias utilizadas nas oficinas, as equipes foram conduzidas ao processo de entendimento e formulação de um desafio principal para os municípios. Como desdobramento desse processo, os grupos também relacionaram as principais causas, efeitos e o público-alvo impactado, ou seja, os principais atores a serem beneficiados pela solução a ser desenvolvida durante a jornada. 

A etapa foi concluída com um encontro virtual para a exposição dos resultados obtidos com as oficinas, no qual os grupos puderam compartilhar os principais aprendizados e conclusões sobre o desafio de seu município, assim como as perspectivas de cada equipe para as próximas etapas da jornada. 

“A etapa 1 foi primordial para o entendimento do problema e para traçar as estratégias que serão utilizadas no desafio que é gerir RSU. Acredito que a troca de informações entre as equipes de diferentes regiões é importante para agregar conhecimento e práticas que possam ser adequadas à realidade de cada local. Adicionalmente, os Webinários trouxeram a discussão de temas no campo da gestão de resíduos que precisam ser amplamente discutidos com as Prefeituras, a exemplo da cobrança pelo manejo dos resíduos”, afirmou o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedra Branca do Amapari, Alexsandro Reis. 

A 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam é uma iniciativa da Enap em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). A jornada é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O Instituto Veredas atua como parceiro técnico da Enap para a realização das oficinas. 

Imersão no desafio: as equipes vão a campo 

Avançando para a próxima etapa, os participantes entraram na fase de planejamento de campo. Com o objetivo de compreender o desafio formulado, as equipes conheceram melhor o território, ouvindo o público-alvo.

Durante as oficinas preparatórias para a etapa de campo, o Instituto Veredas, facilitador metodológico, apresentou os procedimentos para visita de campo, análise qualitativa e roteiro para a construção do diário do campo.

“Essa é uma fase qualitativa. No entanto, para além das metodologias de visita de campo e análise dos dados, é fundamental que os participantes reflitam sobre as perguntas necessárias para as entrevistas e sobre as pessoas-chave que precisam ser ouvidas, que serão os principais favorecidos das políticas que serão desenhadas ao fim de todo esse processo”, explica a diretora executiva do Instituto Veredas, Laura Boeira. 

Próximos passos 

No dia 18 de dezembro será realizada uma oficina virtual para que as equipes municipais apresentem os resultados do andamento da etapa de campo. Nessa ocasião, o objetivo será extrair aprendizados sobre o campo, compartilhar experiências entre os diferentes municípios e relatar como o problema é percebido diante da observação dos territórios e escuta do público-alvo. 

Clique para assistir aos Webinários realizados na primeira etapa da Jornada: 

WEBINÁRIO 1: Rotas tecnológicas e custos na gestão de RSU, com palestrantes Alaim de Paula e Heliana Katia Tavares Campos. 

WEBINÁRIO 2: Planejamento e implementação da coleta seletiva, com Fátima Abreu e Ana Bárbara Zanella. 

WEBINÁRIO 3: Redução de GEE no manejo de RSU, com Guilherme Gonçalves e Alaim de Paula.

WEBINÁRIO 4: Sustentabilidade financeira e consórcios de manejo de RSU, com Guilherme Gonçalves e Heliana Katia Tavares Campos.