Clad e DIE oferecem cursos em espanhol e em inglês nas áreas de administração e desenvolvimento, inovação e gestão pública, cooperação global e desenvolvimento sustentável

Aprimorar e desenvolver conhecimentos é um objetivo a ser buscado por profissionais que desejam aperfeiçoar suas competências. Pensando nisso, separamos oportunidades internacionais promovidas por entidades parceiras da Enap que promovem o desenvolvimento e a melhor execução do serviço público. 

É possível aproveitar oportunidades internacionais sem viajar para fora do país. Os cursos online estão sendo oferecidos pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (Clad) e pelo programa Managing Global Governance (MGG) Academy 2021 digital, ofertado pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE). Há também a oportunidade de realização de um mestrado com bolsa de estudos na Alemanha, oferecido em parceria pela Hertie School e o instituto República.org. Confira as oportunidades abaixo:

Cursos de curta duração do Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (Clad) 

O Clad oferece dois cursos internacionais em espanhol. Os temas envolvem administração e desenvolvimento, inovação e gestão pública. A seleção será feita diretamente pelo instituto e o público-alvo varia de acordo com o curso. O Clad geralmente reserva 1 ou 2 vagas para brasileiros. Servidores públicos brasileiros podem se inscrever em bolsas. Caso seja selecionado, o servidor deve apresentar a carta-aval da sua chefia imediata (autorização para fazer o curso).

O primeiro,  “¿Confianza en el servicio público?: Formación de competencias laborales de los funcionarios públicos”, fica com as inscrições abertas até o dia 31 de março. O segundo, ” ¿Cómo gestionar las ciudades en Iberoamérica postcovid-19?”, mantém as inscrições abertas até o dia 21 de abril. 

Curso: “¿Confianza en el servicio público?: Formación de competencias laborales de los funcionarios públicos”

A formação tem como objetivo geral aplicar competências a resultados de valor público, através da conceção de inovações gerenciais e profissionais para a efetiva implementação dos acordos expressos nas Cartas Ibero-americanas celebradas no âmbito do Clad. O programa será desenvolvido online, com duração de dois meses (entre 17 de maio e 16 de julho). 

  • Público-alvo: servidores públicos dos 23 países membros do Clad, bem como a qualquer cargo profissional com responsabilidade pelos resultados ou pela formação de servidores públicos. O curso também estará aberto a pessoas do setor acadêmico e do setor social (membros de movimentos sociais, ONGs, entre outros) interessados ​​em questões de governo aberto. 
  • Custo/bolsas de estudo: US$ 300 (não reembolsável) que inclui mensalidades, ensino, materiais, diploma, entre outros documentos. Há bolsas de estudo disponíveis. A partir do momento da inscrição o aluno concorre a bolsas integrais(100%), caso não seja selecionado e tenha um bom perfil, estará concorrendo a bolsas parciais (50%).

As inscrições se encerram no dia 31 de março de 2021. Para mais detalhes, confira o site do programa: https://clad.org/escuela/convocatorias-de-actividades-2021/cursos-y-llamados-internacionales-2021/escuelaclad-competencias-2021 

Curso: ” ¿Cómo gestionar las ciudades en Iberoamérica postcovid-19?”

O curso virtual faz parte de um projeto de educação baseado em projetos e terá duração de 4 semanas (entre 7 de junho a 30 de julho). O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento sobre Governança Urbana, que lhes permitam compreender a implantação sistêmica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a gestão de projetos na perspectiva do Desenvolvimento Urbano Sustentável nos seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. Durante a formação, o aluno deverá desenvolver um projeto aplicando as lições aprendidas ao longo das semanas.

  • Público-alvo: destinado a servidores públicos dos países membros do Clad e a pessoas do setor acadêmico, do setor social, do setor privado ou quaisquer outros interessados ​​nos temas a serem tratados de forma multidisciplinar e / ou interessados em desenvolver projetos que tenham objetivos de responsabilidade social. 
  • Custo/bolsas de estudo: US$ 300 (não reembolsável) que inclui mensalidades, ensino, materiais, diploma, entre outros documentos. Há bolsas de estudo disponíveis. A partir do momento da inscrição o aluno concorre a bolsas integrais(100%), caso não seja selecionado e tenha um bom perfil, estará concorrendo a bolsas parciais (50%).

As inscrições se encerram no dia 21 de abril de 2021. Para mais detalhes, confira o site do programa: https://clad.org/escuela/convocatorias-de-actividades-2021/cursos-y-llamados-internacionales-2021/escuelaclad-ciudad-2021 

Programa da MGG Academy 2021 digital

O Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE) oferta mais uma edição do  programa Managing Global Governance (MGG) Academy 2021 digital, voltado a jovens profissionais com atuação em gestão e governança. O programa será inteiramente online, com duração de quatro meses (entre 9 de agosto e 8 de dezembro), exigindo 24 horas semanais, com encontros virtuais sempre às segundas, terças e quartas.

Voltado para pessoas que tenham paixão por cooperação global e desenvolvimento sustentável, a edição de 2021 terá módulos acadêmicos e de liderança, treinamento diplomático e projetos orientados para a prática.  

  • Público-alvo: profissionais entre 25 e 40 anos com atuação em instituições governamentais, think tanks voltados ao governo, instituições de pesquisa, da sociedade civil ou organizações do setor privado. Ter pelo menos três anos de experiência profissional e fluência em inglês. 
  • Custo/bolsas de estudo: os participantes recebem uma bolsa de estudo no valor de 793 euros por mês, além de apoio financeiro para equipamentos e para o desenvolvimento do projeto, financiado pelo Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

As inscrições se encerram no dia 31 de março de 2021. Para mais detalhes, confira o site do programa: https://mgg.network

Mestrado na Alemanha na Hertie School

A Enap, em parceria com a Hertie School e a República.org, convida para candidatura a três cursos de pós-graduação, em Berlim, na Alemanha, com bolsas para brasileiros: Master of Public Policy, Master of Data Science for Public Policy e Executive Master of Public Administration. Esse último tem duração mais flexível, adaptável para profissionais que trabalham.

Para se candidatar à bolsa, é necessário se inscrever primeiramente para o programa de mestrado. A inscrição para o curso inclui CV, carta de motivação, duas cartas de recomendação, certificado de inglês e histórico escolar. Para a bolsa, é necessária carta detalhando experiência com recursos humanos ou gerenciamento de equipes.

  • Duração: 2 anos. O Executive Master of Public Administration pode ser estudado em tempo integral em um ano ou em tempo parcial em 2-4 anos.
  • Público-alvo: servidores públicos com pelo menos cinco anos de experiência no setor público brasileiro, preferencialmente no setor de recursos humanos ou em gerenciamento de equipes.
  • Bolsas: os candidatos selecionados receberão pelo menos 50% de isenção nas tuition fees dos cursos. O valor exato de cada isenção será determinado com base no material apresentado pelo candidato ao longo do processo seletivo. Como contrapartida, os bolsistas devem se comprometer a trabalhar em benefício do setor público brasileiro após a conclusão do curso. 

Candidaturas para a bolsa para o Master of Public Policy e Master of Data Science for Public Policy serão aceitas até 1 de maio de 2021. Já para o Executive Master of Public Administration serão aceitas até 15 de junho de 2021.  Para mais detalhes, confira o site do programa: https://www.hertie-school.org/en/study 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Semana de Inovação é reconhecida no cenário mundial da inovação governamental

A lista foi divulgada pela Apolitical durante o Prêmio de Comunicação do Governo de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em:
SunPM-03E_September-0300RSepPM-03_0C5_PM00_7E38th_SepPM7th-0300R2023
Enap realiza terceira missão de formação de gestores em São Tomé e Príncipe

Parceria internacional começou em 2022. Mais de 55 servidores já foram capacitados. 

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_7E12th_MarPM7th-0300R2023
MPP oferece aula aberta com embaixador da Índia

Mestrado internacional em políticas públicas discute agendas multilaterais e governo digital no dia 13 de setembro

Publicado em:
MonPM-03E_September-0300RSepPM-03_0C5_PM00_1E36th_SepPM1th-0300R2022
Parceria com OEI expandirá cursos da Enap para profissionais de língua espanhola

Iniciativa é fruto de encontro realizado na manhã desta quinta (17), em Brasília, entre presidente da Escola e secretário-geral da organização ibero-americana 

Publicado em:
WedPM-03E_February-0300RFebPM-03_0C5_PM00_3E07th_FebPM3th-0300R2022