O encontro debateu como a proatividade pode ser incorporada na prestação de serviços públicos

Na manhã desta quarta-feira (08), a Semana de Inovação da Enap, abordou em oficina a importância de reconstruir Governos Proativos, com os especialistas Beatriz Vasconcellos, João Sigora e Santiago Amador. O encontro discutiu oportunidades de explorar como a proatividade pode ser incorporada de maneira eficaz na prestação de serviços públicos, melhorando a experiência do cidadão e tornando o governo responsivo às necessidades da sociedade.

De acordo com Vasconcellos, a proatividade vem nessa perspectiva de repensar como prestamos serviços públicos e atuamos dentro da administração pública. “A proatividade traz uma mudança de paradigma para a reconstrução do governo, além de todas as reformas mais estruturantes que devemos fazer, utilizando-se de todas as possibilidades que estão vindo da era digital, como devemos utilizar a tecnologia deste momento, para antecipar questões e prestar serviços de forma diferente”, ressaltou.

Para João Sigora, no corredor do mundo já perceberam que não basta ser digital e facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, é necessário ser proativo. “Precisamos antecipar as necessidades do cidadão e, proativamente, tentar respondê-la. O que trazemos para esta oficina é um pouco do que estamos vendo ao redor do mundo, diferentes governos tentando a experiência do cidadão mais personalizada, interessante e eficiente na resolução de seus problemas”, explicou.

Durante a oficina, os participantes interagiram com os palestrantes, discutiram sobre o tema, foram orientados com exercícios práticos e como aplicar os conceitos de proatividade em seus próprios contextos governamentais. Vasconcellos aproveitou a discussão para enfatizar que uma coisa importante é pensar que a proatividade é tanto na mudança de atitude individual, das equipes, como pode ser um conceito inserido dentro da governança.

Santiago Amador aproveitou para reforçar que esta é uma oportunidade de identificação dos serviços reativos, de pensar em estratégias de tornar proativo e quais são esses pontos de resolução que o servidor público deve se atentar. Para finalizar, os participantes fizeram uma mesa redonda, onde apresentaram problemas vividos no setor no serviço público e como o aprendizado do conteúdo na oficina vai acrescentar no dia a dia de cada um.

Beatriz Vasconcellos parabenizou a presença de todos, os relatos de cada um e frisou a importância de eventos como esse. “A Semana de Inovação traz milhares de oportunidades. Estou fora do Brasil há alguns anos e percebo que acabo levando mais informações daqui para fora. Participar de eventos como este dá orgulho para todos os envolvidos”, concluiu.

Beatriz Vasconcellos é Gerente de Inovação no Institute for Innovation and Public Purpose, liderando iniciativas sobre capacidades estatais na era digital.
https://www.linkedin.com/in/beatrizvasconcellosa/?locale=pt_BR

João Sigora é Inovador Público e Especialista Sênior do think tank internacional Demos Helsinki.
https://www.linkedin.com/in/joaosigora/?originalSubdomain=br
@joaosigora

Santiago Amador é Diretor de iBO-Laboratorio de Innovación Pública de Bogotá - Alcaldía Mayor de Bogotá.
https://www.linkedin.com/in/santiago-amador-91b1733b/?originalSubdomain=co