As atividades incluíram temas tão diversos quanto Art Thinking aplicada ao ambiente público, comportamentos inovadores e o uso de avatares para formular políticas públicas

Depois de 20 atividades virtuais e presenciais pela manhã, a pausa para o almoço também foi repleta de atrações, incluindo a apresentação do grupo Choro Delas, e do Manifesto Descansista, que é um movimento criado para dar visibilidade à carga invisível do trabalho de cuidar, historicamente atribuído às mulheres e feito sem nenhuma remuneração.

Neste primeiro dia também foi a vez da palestra de Rita von Hunty, que instigou o público a refletir sobre como as diferenças são utilizadas na produção de desigualdades. Na programação da tarde, as palestras, oficinas e mesas redondas tiveram temas tão diversos quanto as palestras sobre Índigena Futurismo, de Kawany Tamoyos, e Art Thinking, na qual foram apresentados os aspectos sensíveis da arte como caminho de acesso a outras formas de pensamento, além dos praticados pela lógica utilitária. Outra palestra de destaque foi a de Comportamentos Inovadores, que apresentou aos participantes como usar avatares na aplicação da escala comportamental para inovação pública.

Assim transcorreu o primeiro dia da Semana de Inovação, que entrou no período da tarde também com cerca de 20 atividades na programação, que contou ainda com a cerimônia de abertura do evento, na qual a  presidenta da Enap, Betânia Lemos, fez um convite para as pessoas se unirem em torno do tema desta edição, Reconectar para Reconstruir: "Somente juntos é que a gente vai transformar a realidade do Brasil. Um país mais justo com oportunidades para todas as pessoas, independente de onde elas nasceram, da classe social, da cor da pele e das suas opções pessoais", disse.

A plateia presente à abertura teve a oportunidade de ouvir também as palestras da professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Gabriela Lotta, e do professor da Associação de Transformação Digital de Propósito Público da UCL, David Eaves. Para Lotta, a inovação corre o risco de cair no vazio se não for guiada por princípios. "Defendo aqui que estes princípios estão relacionados a melhorar a capacidade do estado de gerar valor público, de inclusão, de acesso, de diminuição de desigualdades, de aumento da democracia, da diversidade, da confiança e da legitimidade do estado", destacou.

Já Eaves pontuou que o Brasil vive “policrises”, como desmatamento, desafios das mudanças climáticas e fiscais, mas tem uma capacidade inovadora que gera muitas oportunidades. Ele ressaltou, ainda, que o país é exemplo para o mundo, como no caso da adoção do sistema de pagamento instantâneo, o Pix.

MAIS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA TARDE
MichaelAlbergaria622

Palestra ”Diversidade, Inclusão e Pertencimento” Rita Von Hunty

A drag queen, arte-educadora, colunista e apresentadora Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, instigou o público a pensar historicamente sobre como as diferenças foram utilizadas na produção de desigualdades. Von Hunty também fez um Meet and Greet para conversar com o público, que rendeu muitas participações e movimentou o espaço.
(Fotos Rita)

Manifesto Descansista: “O que eles chamam de amor a gente chama de cuidado não remunerado”
Dois dias depois de o Enem cobrar redação sobre a invisibilidade do cuidado, Maira Blasi e Thais Fabris subiram ao palco da Semana da Inovação da Enap para falar do Manifesto Descansista. As palestrantes destacaram como ainda é invisível dentro da lógica corporativa e profissional, o trabalho de maternagem e de cuidados domésticos ou de entes familiares - uma carga historicamente atribuída às mulheres, sem nenhum reconhecimento. A palestra foi além e instigou os participantes a pensarem sobre a pausa e o descanso como parte fundamental do esquema de trabalho, até mesmo para garantir a produtividade.

Lançamento livro Como e porque criar Laboratório de Inovação
Escrito pelos pesquisadores Elisabete Ferrarezi e Guilherme de Almeida, o livro é um convite a servidores e servidoras interessados em conhecer possíveis caminhos para a criação de um laboratório de inovação em governo. A obra é desenvolvida a partir de questionamentos centrais para o desenvolvimento de um laboratório. ‘’As perguntas vão ajudando a amadurecer e a gente vai problematizando. Colocamos todas as perguntas que nos fazem há muito tempo (sobre o tema)’’, explicou Elisabete. 

Guilherme complementou que a estrutura do livro busca trazer o roteiro de uma reunião que responde ‘’Como eu monto um laboratório? O que é Inovação? Será que você precisa mesmo de um laboratório?’'. O autor levantou a questão de como as novas metodologias e ideias por vezes não são registradas, impossibilitando a replicação de casos de sucesso. “A obra conta com uma rica quantidade de fontes e de estudos de caso”, concluiu.


Comportamentos inovadores: como aplicar a Escala Comportamental para Inovação Pública - ECIP
Ser ou não ser, eis a inovação! Com essa frase, Danilo Campos, gerente de Projetos do Laboratório de Inovação em governo (GNova Lab) lançou um desafio aos participantes da oficina Comportamentos Inovadores, neste primeiro dia da Semana de Inovação da Enap 2023: um jogo chamado Batalha de Avatar. O objetivo da dinâmica, segundo Campos, é ensinar e aprender a aplicar a Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP), ferramenta esta, desenvolvida pelo GNova Lab para pessoas que trabalham no ambiente de inovação. A ECIP foi criada para ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse em avaliar a mudança de comportamento para inovação em políticas públicas de equipes. Segundo Campos, pode ser em âmbito nacional, regional, ou governo local, com programas e projetos das diferentes temáticas e em uma equipe multidisciplinar.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
WedPM-03E_April-0300RAprPM-03_1C5_PM11_3E14rd_AprPM3rd-0300R2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
TuePM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_2E13th_MarPM2th-0300R2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_7E10th_MarPM7th-0300R2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_1E10th_MarPM1th-0300R2024