Laboratório de inovação da Enap irá assessorar até duas iniciativas em 2021; inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro

Se a sua instituição tem problemas públicos que afetam diretamente a vida dos cidadãos e que podem ser resolvidos por projetos de inovação, o ano começou com uma boa notícia: a janela da inovação está aberta. O Gnova, laboratório de inovação da Enap, está selecionando projetos que receberão apoio na construção de soluções para problemas de interesse público ao longo de 2021. 

Serão selecionados até dois projetos, que receberão suporte e orientação nos processos de inovação a serem desenvolvidos pelas equipes das instituições. As inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro pelo link http://bit.ly/janelagnova2021. Os projetos inscritos passarão por uma etapa de triagem, pré-seleção e entrevista. A divulgação do resultado final está prevista para ser feita até 23 de março, com início dos projetos em 29 de março. 

Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, diz que é sempre um desafio trabalhar com o formato de abertura para inscrição de projetos, pois “saímos da bolha dos que já conhecem usualmente o laboratório de inovação da Escola e se abrem para uma jornada de inovação conosco”. Ela afirma também que os projetos demonstram a importância de repensarmos o papel do Estado na vida das pessoas, pois um dos critérios de seleção é o foco na melhoria de serviços para o cidadão. 

Aprender fazendo

Na primeira edição — realizada em 2020 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) — o Janela Gnova selecionou projetos para solução de problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à ampliação das capacidades de inovação no setor público para implementação da Agenda 2030 no Brasil. Das mais de 30 inscrições, foram selecionados cinco projetos, que receberam apoio da equipe da Enap. 

Nesta segunda edição, o foco será a experimentação de novas abordagens, como design sistêmico e ciências comportamentais, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas - Unfpa. “Nosso objetivo não é apenas ampliar as possibilidades de solução para o problema que será trabalhado em conjunto. Queremos também contribuir para a geração de novas capacidades nas equipes envolvidas no projeto para que elas possam desenvolver, por si mesmas, outros projetos de inovação futuramente”, afirma Marizaura Camões, coordenadora-geral de Inovação.

Este, inclusive, será um dos critérios usados na seleção de projetos: o potencial de institucionalização de unidades de inovação ou replicação futura de abordagens de inovação no âmbito da organização parceira. Marizaura explica, no entanto, que é importante que os projetos apresentados tenham aderência às metodologias e abordagens propostas e tratem da solução de problemas de interesse público. Outros critérios a serem considerados serão a abrangência do projeto, o potencial de valor para a sociedade e o compromisso da instituição e das equipes no desenvolvimento do projeto. 

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever equipes de servidores públicos da administração direta e indireta, preferencialmente do Poder Executivo Federal. Os órgãos proponentes (“donos do problema”) devem dispor de uma equipe de três a seis pessoas, com dedicação estimada em seis horas semanais, para trabalhar junto com a equipe de consultores e especialistas da Enap. 

Os projetos duram, aproximadamente, seis meses e envolvem desde a redefinição do problema até a consolidação e divulgação dos resultados. O trabalho será realizado de forma remota,  mas pode eventualmente incluir atividades presenciais em Brasília (DF) e pesquisa de campo em outras localidades. 

Um bom projeto de inovação aborda um tema com algum grau de complexidade mas, ao mesmo tempo, possui um contorno bem definido para ser aprofundado ao longo do projeto. Por exemplo: como podemos ampliar o acesso do trabalhador rural ao benefício previdenciário pela via administrativa, evitando o alto grau de judicialização? Como podemos ampliar a inclusão social e produtiva de beneficiários urbanos do Bolsa Família? 

Tire suas dúvidas

Na próxima terça-feira (9/2), as pessoas interessadas em participar do Janela Gnova 2021 poderão tirar duas dúvidas no webinário que apresentará o edital da seleção.  

Saiba mais sobre como funciona o Janela GNova e veja perguntas frequentes na página do GNova: https://bit.ly/36RaLhB