Participantes relataram as experiências nos próprios  países e os principais obstáculos e avanços nos processos

A Semana de Inovação na Escola Nacional de Administração Pública- Enap reuniu, nesta terça-feira (7), especialistas internacionais para compartilharem experiências em Sistemas de Alta Direção Pública. O encontro teve como foco apresentar diferentes estratégias de processos de seleção, para a incorporação de profissionais em cargos de direção, com o objetivo de desenhar um comparativo das experiências e os principais desafios enfrentados.

Participaram do painel  a assessora Senior de Gestão Pública do Chile, Cristina Orellana, o membro da Câmara dos Lordes Reino Unido, Francis Maude (em participação remota), o ex gerente da área de Gerentes Públicos em SERVIR, do Peru e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID Andrés Corrales e o especialista principal em modernização do estado no BID, Mariano Lafuente. 

Durante a palestra, os participantes relataram as experiências nos próprios  países e os principais obstáculos e avanços nos processos. Segundo Orellana, um dos maiores desafios do Sistema de Alta Direção do Chile é a ascensão de mulheres em cargos de alta liderança. “Elas ainda são minoria e queremos mudar isso”, afirma.

Sobre a experiência do Peru, Corrales relatou a experiência da formação do Corpo de Gestores Públicos do país, a busca por processos transparentes e competitivos nas contratações e, ainda, por profissionalizar gradativamente os altos níveis da administração. 

IMG 7481

Programa Líderes que Transformam

O painel faz parte das ações do Programa Líderes que Transformam, da Diretoria de Inovação -Gnova, da Enap, que inspirado nas melhores práticas internacionais, contribui com a profissionalização da escolha de pessoas ocupantes de cargos de livre provimento, também conhecidos como cargos em comissão, a partir da adoção de processos prévios de recrutamento e pré-seleção por competências.

O Líderes que Transformam pré-seleciona e faz o match entre os melhores profissionais do setor público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da academia e os cargos estratégicos de liderança de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais.

Saiba mais sobre o Programa Líderes que Transformam

https://lideresquetransformam.enap.gov.br/

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
WedPM-03E_April-0300RAprPM-03_1C5_PM11_3E14rd_AprPM3rd-0300R2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
TuePM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_2E13th_MarPM2th-0300R2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_7E10th_MarPM7th-0300R2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_1E10th_MarPM1th-0300R2024