Iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida (PQVT) e conta com o apoio da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe)

Nesta sexta-feira (20), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) reinaugurou o Complexo Esportivo Enap, local utilizado para o treinamento de atletas paralímpicos de alto nível, que já alcançaram os lugares mais altos do pódio. A ação faz parte do Programa de Qualidade de Vida (PQVT) e conta com o apoio da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe).

Veja as fotos do evento

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, reforçou a importância de garantir uma gestão que contribua com a diversidade e inclusão, com o objetivo de construir um ambiente de respeito e com oportunidades iguais de crescimento. “Através do esporte melhoramos a auto-estima, podemos ver do que somos capazes e, além disso, combatemos o capacitismo. Essa parceria com a Cetefe, que soma 33 anos, é muito importante para nós e queremos que permaneça por muitos anos”, destacou.  

A revitalização do complexo soma três quadras profissionais de tênis, que já foram testadas e aprovadas por atletas da área, duas quadras de areia para beach tennis, futevôlei, vôlei e um campo de futebol society. Além disso, o complexo oferece academia de musculação (com mais de 40 equipamentos) e professores à disposição para auxiliar quem precisa, treinamento funcional e aulas de alongamento. Em breve, a piscina semi-olímpica também será reinaugurada. 

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, também marcou presença no evento. “Saber que a gente aqui contribui para formação de atletas em nível nacional, regional e mundial é realmente uma grande emoção. Com esse investimento no complexo, vamos ajudar ainda mais os grandes atletas a chegarem no topo”, disse.

O espaço para atividades físicas também poderá ser utilizado pelos servidores e colaboradores da Escola, de forma gratuita. A iniciativa é uma das prioridades da nova gestão da Enap. Além de proporcionar mais saúde aos funcionários, os dirigentes da Enap entendem que, investir nesse tipo de estrutura mostra o compromisso com o cuidado e a valorização dos profissionais.

O diretor de Gestão Interna (DGI), Lincoln Moreira, durante a cerimônia, revelou que a reforma traz modernização tecnológica para as instalações esportivas. “As quadras estão preparadas com material de última geração para atender o esporte a nível profissional”, garantiu. Ele também destacou que a escola está passando por uma série de atualizações, com o objetivo de trazer acessibilidade e tecnologia assistiva, tanto no ambiente físico quanto no virtual. 

Histórico de resultados

A ampla estrutura,o nível de qualidade de atletas e treinadores alcançou a tão sonhada subida ao pódio: prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco (2023); ouro, prata e bronze na natação (Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020); ouro no tênis em cadeira de rodas e prata no atletismo (Jogos Panamericanos de Toronto 2015). Para os Jogos Panamericanos de Santiago (2023), sete atletas foram convocados. 

São mais de 400 atletas beneficiados pela parceria com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). As instalações do complexo englobam 17 modalidades esportivas, sendo 12 paralímpicas: atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei sentado, rugby em cadeira de rodas.

Como se inscrever?

Os servidores e colaboradores da Enap que quiserem se matricular nas modalidades disponíveis devem procurar a Cetefe, no subsolo do ginásio, ou enviar email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. As modalidades oferecidas para os profissionais da Escola são: alongamento e treinamento funcional; beach tennis; musculação e tênis de quadra. É possível agendar avaliação física e em breve serão abertas as inscrições para natação.  

O servidor e o estagiário que estiverem em exercício na Enap poderão realizar atividades no complexo esportivo, em horário acordado com a chefia imediata ou o supervisor, desde que não prejudique o andamento das atividades da unidade. Já o terceirizado poderá realizar atividades no complexo esportivo, fora do horário de expediente, mediante e-mail de autorização da chefia imediata e respeitando as condições do contrato de trabalho.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Sete dos 15 atletas do DF convocados utilizam estrutura da Enap

O local conta com um Complexo Esportivo que há mais de 30 anos é usado para a preparação de atletas paralímpicos, em diversas modalidades

Publicado em:
SunPM-03E_November-0300RNovPM-03_0C5_PM00_7E45th_NovPM7th-0300R2023