Aplicação utiliza ferramentas de machine learning e big data; e usa técnicas de storytelling em estudos especiais

A Escola Nacional de Administração Pública(Enap) acaba de lançar oficialmente a versão mobile do InfoGov, plataforma online que integra diferentes bases de dados do governo em um único local. Nela, poderão ser consultados dados sobre pessoal, compras, serviços e transferências voluntárias, dentre outros, com o objetivo de fornecer ao cidadão e aos gestores uma visão analítica dos dados, com uma linguagem fácil e acessível. 

Desenhada para possuir uma navegação simples, a plataforma privilegia a usabilidade. Qualquer cidadão poderá acessar e simular sua própria pesquisa ou acessar os gráficos já montados. Futuramente, cada usuário terá seu ambiente personalizado, e poderá salvar suas análises e data stories.

“A Enap colocou de pé um projeto para a sociedade. Para que o Estado possa funcionar, é preciso que seja lido pela sociedade e, ao mesmo tempo, que seja mais eficiente na leitura de si próprio. A Enap está dando sua contribuição para que essa ‘legibilidade’ seja viabilizada”, explicou Diogo Costa, presidente da Escola.

Machine learning e Big Data

A ferramenta gratuita utiliza machine learning e big data, além de storytelling para traduzir a análise de dados, para apoiar a tomada de decisão e ter uma comunicação mais efetiva com a sociedade. 

Para a diretora de Altos Estudos da Enap, Diana Coutinho, a tecnologia traz um grande benefício: a capacidade de reunir muitas informações de um jeito acessível, fácil, amigável e acessível para toda sociedade. “Atualmente temos mais de 3 bilhões de registros analisados com ferramentas de machine learning e Big Data”, explicou. 

O InfoGov é alimentado a partir de dados extraídos de sistemas estruturadores do Governo Federal. A atualização terá periodicidade própria, de acordo com as especificidades dos sistemas. O Siape, por exemplo, é trimestral; enquanto Siconv e Siasg são mensais. 

É a transformação digital e a transparência de dados gerando conhecimento e melhorando a gestão das políticas públicas!

Para saber mais acesse http://gov.br/enap/infogov