A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou e atuou como parceira do I Congresso do Conseplan - "Reconstrução do Planejamento Nacional" -, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), com apoio do Governo Federal e da Secretaria de Economia do Distrito Federal.
A presidenta substituta e diretora executiva da Enap, Natália Teles, foi uma das palestrantes do painel temático sobre Planejamento de Médio Prazo e Modernização do Planejamento e Orçamento, realizado nesta quinta-feira (8), no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Natália Teles debateu o tema ao lado do secretário Extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani; da assessora da Diretoria de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-Presidência da República, Vilma da Conceição Pinto; da analista de Planejamento e Orçamento do Governo Federal, Clara Marinho, e moderado pela ex-Secretária Nacional de Planejamento e conselheira da Fundação Dom Cabral Gestão Pública, Leany Lemos.
A diretora executiva e presidenta substituta da Enap destacou duas iniciativas importantes que a Escola implementou. A primeira delas foi o programa Formação e Iniciativas Antirracistas (Fiar), que cria, executa e promove atividades e projetos de capacitação e desenvolvimento de competências no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no âmbito da Administração Pública. O Fiar é uma parceria da Enap com o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
A outra iniciativa da Enap destacada pela diretora da Enap foi o Programa E20+5, que promove a especialização e capacitação de servidores da própria Escola para posições de liderança e gestão de alto nível, inclusive com a oportunidade de estágio internacional.
"É uma iniciativa da diretoria de Gestão Corporativa [DGC], do diretor Lincoln Moreira, associada ao conjunto de outras ações, com planejamento de longo prazo. São 2 anos de programa e 25 servidores selecionados", explicou Natália Teles. "Nós provavelmente nesta gestão não veremos o resultado deste programa, Os resultados dele serão colhidos pela próxima gestão. E aqui eu trago um outro elemento que eu tenho fundamental para se discutir a modernização do planejamento, que é o espírito público. Que é o espírito dos servidores públicos que atravessam os ciclos de gestão", ponderou.
"Para fazer um bom planejamento, é preciso pensar em resultados que nós não necessariamente vamos colher. É preciso dar continuidade a projetos e a iniciativas que nós não necessariamente iniciamos. Então, eu acho que essa é a beleza desses dois projetos", concluiu a presidenta substituta da Enap.
Sobre o Congresso Conseplan
O I Congresso do Conseplan, promovido em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), teve na programação conferências, painéis temáticos e salas de discussão.
Nessas salas, houve a apresentação dos trabalhos técnico-científicos selecionados pelo Conselho Técnico-Científico do congresso inaugural sobre as 12 áreas temáticas definidas, entre elas planejamento de médio e longo prazo, análises referentes ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), tecnologia e estratégias de desenvolvimento territorial. A Enap é uma das parceiras do evento.