Semana de Inovação deu a largada, oferecendo mais de 20 atividades presenciais e virtuais, só no período da manhã



betania publico
A presidenta Betânia Lemos acompanhou o início das atividades da Semana de Inovação
Enap 2023. Fotos: Semana de Inovação/Divulgação

Aos poucos, os inscritos foram chegando e ocupando os espaços preparados para a Semana de Inovação Enap 2023. A sede da Enap ganhou novas formas, espaços e cores para receber participantes vindos de diversos estados. “Estamos muito felizes de estar aqui. Estamos impressionadas com a organização e estrutura e eu espero que a gente possa vir nas próximas edições. Ansiosa para os próximos dias” - afirmou a servidora Ana Beatriz Sampaio, que veio com outras colegas do Piaui. Elas integram  o Laboratório de Inovação do TRE/PI. A movimentação já era grande logo cedo e continuou assim durante toda a manhã: corredores cheios, fotos nos espaços instagramáveis, troca de experiências e de contatos. 
totens credenciamento
O maior evento de inovação pública da América Latina deu a largada oferecendo mais de 20 atividades presenciais e virtuais só no período da manhã. “Que essa semana contribua para inspirar ainda mais vocês que já são inovadores, para que a gente inove mais e leve isso para os nossos órgãos. Leve a semente da inovação para que atinja mais pessoas” – disse Betânia Lemos, durante abertura do espaço Experiência InovaGov. “O que foi feito até agora já teve uma grande evolução na área de inovação, mas ainda não foi suficiente para fazer a transformação geral. A gente precisa transformar o Estado brasileiro porque o que foi feito até agora no main stream (práticas tradicionais) do setor público não foi suficiente. Temos muito a vencer até que o Brasil tenha oportunidades iguais para todos” – acrescentou Betânia. 

povo chegando

 Inscritos chegando para o primeiro dia de atividades. Fotos: Ascom/Enap

Pela manhã, foram realizadas as primeiras atividades do dia, entre oficinas práticas - “Como elaborar e implementar uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho” e “Hackeando a Jornada do Usuário: aprimorando os serviços públicos” -, além de atividades de alta especialização, como a palestra “Metodologia GovTech: Inovação para o Setor Público 360”.

 povo

 DESTAQUES  DA MANHÃ

Palestra internacional sobre inclusão: indo além da acessibilidade

A designer francesa com foco em acessibilidade, inclusão e design de serviços Stéphanie Krus conduziu uma palestra em que discutiu os desafios de inclusão em diferentes realidades de cada país. “Temos o mesmo problema de acessibilidade do Brasil, no Reino Unido. Principalmente em relação à população adulta”, afirmou Stephanie, que é referência no tema. Ela ressaltou que é preciso incluir pessoas com deficiência em todos os estágios da pesquisa de design inclusivo.

Em sua palestra, Stéphanie contou que participou de vários projetos para o Governo escocês para inclusão digital. Ela introduziu o conceito de “barreiras universais” que todos enfrentam no universo virtual. Krus apresentou uma pesquisa de design digital inclusivo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que no mundo inteiro, uma a cada seis pessoas possui alguma experiência de falta de acessibilidade.

Oficina sobre metodologia para inovar em cenários futuros

Os palestrantes internacionais Juha Leppäne e Mikko Annala. ministraram uma oficina de Introdução ao Foresight para Políticas Públicas, que é uma metodologia que elabora de maneira sistemática reflexões e análise sobre cenários futuros, de modo a tentar conduzir trajetórias de desenvolvimento no ambiente governamental. A atividade é parte do programa Conexões Emergentes, conduzido pelo GNovaLab, em parceria com a Demos Helsinki.  

Durante o encontro, Mikko Annala fez uma abordagem com os participantes para analisar exemplos vividos no dia a dia de cada um em seu ambiente de trabalho. “Temos que ter estratégias, sermos efetivos para engajar mais pessoas, mostrar formas expressivas e reconhecer que temos que envolver o todo e isso requer muito trabalho” - disse Juha Leppäne. Já Mikko destacou que existe muita imprevisibilidade no mundo e que podemos antecipar o futuro de modo a observar as tendências. Para concluir, Mikko disse ser um privilégio participar da Semana de Inovação  Enap 2023, em especial pela possibilidade de trocas de experiências com participantes da America Latina. “O que trazemos de novidade para o evento é com base nos aprendizados que temos adquirido com os governos ao redor do mundo”, finalizou.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
WedPM-03E_April-0300RAprPM-03_1C5_PM11_3E14rd_AprPM3rd-0300R2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
TuePM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_2E13th_MarPM2th-0300R2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_7E10th_MarPM7th-0300R2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_1E10th_MarPM1th-0300R2024