Da garantia de acesso a espaços públicos ao uso de linguagem simples, confira uma seleção de cursos

A acessibilidade é entendida como um bem coletivo que beneficia toda a sociedade, pois permite que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham as mesmas oportunidades de interagir e acessar produtos, serviços, conteúdos e informações que as demais pessoas. É também um direito constitucional conquistado ao longo de décadas por pessoas que buscaram exercer seus direitos e encontraram barreiras construídas socialmente. 

Por isso, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferta capacitações para promoção de um ambiente mais inclusivo e acessível. Confira abaixo uma seleção de cursos online e gratuitos que estão disponíveis na Escola Virtual de Governo (EV.G). Todos dão direito a emissão de certificado, desde que o aluno cumpra os requisitos mínimos exigidos. 

  • Acessibilidade em museus: oferece informações sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal em museus.
  • Acessibilidade em espaços urbanos: conheça as diretrizes e exemplos de soluções para fundamentar avaliações e projetos de acessibilidade em nossas cidades, de acordo com a legislação brasileira.
  • Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil: aprenda a identificar os problemas, conheça a legislação e como garantir condições de acessibilidade dos ambientes.
  • Acessibilidade em espaços edificados de uso público: conheça os requisitos de acessibilidade e de desenho universal para o uso de edificações considerando suas diversas funções e as necessidades de cada usuário.
    Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência: oferece formação básica em direitos humanos ligados ao atendimento especial às pessoas com deficiência. Apresenta lições sobre a atuação nos Conselhos das Pessoas com Deficiência nos níveis municipal, estadual, distrital e federal, trabalhando conceitos básicos presentes na legislação e nos normativos
  • Introdução à Libras: curso introdutório sobre a  Língua Brasileira de Sinais, focado para agentes públicos.
    Introdução à audiodescrição: entenda os recursos de audiodescrição, especialmente em sites, mídias sociais e publicações.
  • Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?: aprenda a simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa e escrever textos com uma linguagem simples e compreensível.
  • Primeiros passos para uso de Linguagem Simples: desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação. 

Para mais informações, consulte o catálogo completo de cursos

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap recebe membros do G20 para discutir temas em torno da agenda digital

O evento, chamado “Diálogos Digitais: Pensando Juntos sobre a Agenda Digital do G20”, representa o início da força-tarefa liderada pelo T20

Publicado em:
TuePM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_2E08th_FebPM2th-0300R2024
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
MonPM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_1E41th_OctPM1th-0300R2023
Enap celebra conclusão de curso inédito de liderança para pessoas negras

Foram cinco dias de reflexões e atividades voltadas ao autoconhecimento e ao reconhecimento de líderes em novos espaços

Publicado em:
MonPM-03E_July-0300RJulPM-03_0C5_PM00_1E27rd_JulPM1rd-0300R2023
Diversidade é tema da aula inaugural da nova turma do Onboarding

Com a quinta turma em andamento, as inscrições já estão abertas para a próxima, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho

Publicado em:
SunPM-03E_May-0300RMayPM-03_0C5_PM00_7E21th_MayPM7th-0300R2023