Cursos a Distância

Modalidades de ensino

As ações de desenvolvimento na modalidade presencial são ofertadas na infraestrutura física da Enap ou de parceiros, oportunizando o contato direto entre os participantes ao mesmo tempo e no mesmo local (atividades síncronas). O aproveitamento ideal das ações de desenvolvimento presenciais poderá exigir, também, a dedicação de tempo de estudo assíncrono pelo(a) participante.

As ações de desenvolvimento na modalidade remota ocorrem em uma sala virtual, por meio de aplicativo de videoconferência, em que participantes e professores ou facilitadores encontram-se em dia e hora marcados (interação síncrona). A carga horária da ação de desenvolvimento contabiliza a duração dos encontros online (síncronos) e pode considerar também o tempo de dedicação a atividades assíncronas. O aproveitamento ideal das ações de desenvolvimento remotas poderá exigir, também, a dedicação de tempo de estudo assíncrono pelo(a) participante. Os eventos nessa modalidade são transmitidos ao vivo por serviços de streaming.

Os cursos na modalidade a distância ocorrem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), podendo ser exclusivamente autoinstrucionais (de início imediato) ou oferecer tutoria. Dessa forma, os cursos a distância oferecem flexibilidade de tempo e de local de estudo.

As ações de desenvolvimento na modalidade híbrida ocorrem de modo combinado entre no mínimo duas das seguintes possibilidades de oferta:

  • Síncrona (SP), em encontros presenciais;
  • Síncrona (SR), em encontros remotos, por meio de plataforma de transmissão ao vivo; e
  • Assíncrona (A), por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como o Moodle e a Google Sala de Aula.

 

São exemplos de combinações do ensino híbrido:

  • SP+A: Ações de desenvolvimento ofertadas com momentos síncronos presenciais, combinados com momentos online assíncronos, com o suporte de um AVA.
  • SR+A: Ações de desenvolvimento ofertadas com momentos síncronos remotos e outros online assíncronos, com o suporte de um AVA.
  • SP+SR: Ações de desenvolvimento ofertadas com alguns participantes presenciais (na infraestrutura física da Enap ou de parceiros) e outros com participação remota (utilizando o Zoom, Youtube ou outras ferramentas virtuais) ao mesmo tempo;

 

Outras combinações possíveis devem sempre priorizar o melhor formato para garantir o aprendizado.

   Cursos a distância Cursos remotos 
 Vantagens Faça no seu ritmo
  • Estude no seu tempo, a qualquer hora e lugar.
  • Início imediato
  • Catálogo com quase 300 cursos
  • Cursos novos todo mês
  • Acesso ilimitado
  • Catálogo de cursos de mais de 50 instituições
 Aulas online ao vivo
  • Interaja com os principais especialistas em uma sala de aula virtual de onde estiver
  • Troca de experiências, construção e resolução de problemas com professores facilitadores e colegas
  • Aprendizagem aplicada 
  • Catálogo de cursos exclusivos da Enap
  • Trilhas desenhadas para o desenvolvimento de competências transversais e de liderança
Gratuito?  Sim Sim
Quem pode fazer  Em sua maioria todos podem se inscrever. Alguns casos apresentam restrições.  Exclusivo para servidores públicos.
Formato Cursos autoinstrucionais (sem tutor)  Cursos com professor(a) facilitador(a)
Limite de vagas  Sim, depende do curso Sim, depende do curso
Tem avaliações com notas?  Sim Depende do curso
Tem certificado de conclusão?

Sim, com nota mínima de 70%

 Sim, com presença mínima de 75% e aprovação em avaliações, quando houver.
Como se inscrever
  1. Localize seu curso na vitrine de cursos
  2. Faça sua inscrição.
  3. Comece o curso! Atenção para o prazo máximo de conclusão
  1. Escolha o curso na vitrine de cursos
  2. Inscreva-se
  3. Os selecionados receberão a confirmação de matrícula pelo e-mail cadastrado, com link de acesso à sala de aula virtual.
  4. Esteja online no dia e hora marcados!
Como acessar Basta acessar a plataforma com seu login e senha Sala de aula virtual (Zoom ou plataforma similar). A senha de acesso é fornecida pelo e-mail cadastrado após confirmação da matrícula.
As aulas são gravadas? Sim Não

Cursos a distância de início imediato

A Enap oferece, por meio da Escola Virtual de Governo (EV.G), cursos a distância gratuitos e com certificado, que são de curta duração, de autoinstrução e de início imediato. A plataforma disponibiliza cursos de mais de 70 instituições em um só lugar nas diversos temas relacionados à administração pública. Na vitrine do Portal Enap, é possível conferir o catálogo dos cursos disponíveis.
Nesses cursos, você poderá estudar no próprio ritmo, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Sim, todos os cursos da Enap, principalmente os ofertados na EV.G, são gratuitos.

Os cursos são abertos a todas as pessoas, vinculadas ou não à administração pública. Alguns, entretanto, possuem um público-alvo específico, ou seja, somente as pessoas que fazem parte desse público poderão realizá-los. Nesses casos, os critérios de inscrição estarão detalhados nas informações de catálogo de cada curso.

Não. O cadastro da Enap é diferente do cadastro realizado na Escola Virtual.Gov (EV.G). Em seu primeiro acesso à EV.G, é preciso realizar um cadastro, usando um e-mail válido, no seguinte endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/login, em "Cadastre-se".

Para outras dúvidas, acesse: https://bit.ly/EVGperguntasfrequentes.

A Enap utiliza também outros ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para cursos de longa duração ou para apoio aos cursos presenciais.

Em caso de dúvidas sobre esses ambientes, entre em contato com a coordenação de seu curso:

  1. Acesse a vitrine de cursos do Portal Enap e vá até "Cursos a distância, para fazer quando e onde quiser"
  2. Escolha o curso desejado e em seguida haverá um redirecionamento para a página de informações de catálogo e de inscrição do curso escolhido.
  3. Leia as informações e clique no botão “Inscreva-se”.

Caso seja o seu primeiro acesso na EV.G, será necessário fazer um cadastro na plataforma em "Cadastre-se".

Se já tiver cadastro, basta inserir login e senha e prosseguir com a inscrição.

Com a inscrição realizada, você poderá iniciar o curso imediatamente e deverá concluí-lo no período de disponibilidade informado na "Área do aluno".

Os cursos a distância de curta duração oferecidos na Escola Virtual de Governo são cursos de educação continuada. Por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC.

Já os cursos de pós-graduação a distância seguem as regras próprias para essa modalidade, inclusive o credenciamento pelos respectivos órgãos competentes.

Se você tem interesse em apresentar à sua instituição o certificado de um curso realizado na EV.G para progressão funcional ou aproveitamento de créditos extracurriculares, por exemplo, consulte as regras da sua instituição, pois cada uma possui autonomia para definir os critérios de aceitação ou não do documento.

Um dos canais é o "Perguntas frequentes", disponível na EV.G. Lá são esclarecidas as principais dúvidas que recebemos. Caso as informações não sejam suficientes, acione a EVA, a atendente virtual da EV.G. Basta clicar no ícone "Fale Conosco", no canto inferior à direita na página da EV.G. A EVA proporciona um atendimento online com as principais orientações para suas dúvidas, especialmente as que tratam de: emissão de certificado, inscrições, cadastro na plataforma, cursos oferecidos, entre outras. A cada interação ela é aprimorada para auxiliar na resolução das demandas recebidas.

Recomendamos que escreva sua demanda com frases curtas. Caso a EVA não consiga apresentar uma solução imediata, ela encaminhará sua demanda à equipe de atendimento da EV.G, que a responderá de acordo com a ordem de chegada.

Na EV.G, você poderá se inscrever em quantos cursos quiser, a qualquer tempo, inclusive no mesmo período, desde que tenha disponibilidade para cursá-los. Por isso, programe-se! Organize seu tempo para acompanhar e concluir os cursos e evite reprovações.

Para isso, quando estiver com o login realizado na EV.G, atente-se ao período de disponibilidade de cada curso para os quais realizou inscrição. Essa informação se encontra no canto superior à direita, clicando no seu nome, no item "Meus cursos", na opção "Em andamento".

Certificados

A emissão de certificado de um curso realizado na EV.G estará disponível quando todas as atividades dele estiverem concluídas com aproveitamento igual ou superior à nota mínima exigida no ambiente do curso.

Para emitir o certificado de um curso realizado na EV.G, siga os passos:

  • Acesse https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/certificados.
  • No canto superior à direita, utilize o botão “Entrar” para fazer login na Secretaria Virtual da EV.G.
  • Com o login realizado, clique em seu nome também no canto superior à direita da página.
  • Selecione a opção "Meus Certificados".
  • Vá até o curso para o qual deseja emitir o certificado e clique em “Gerar Certificado” ou "Antecipar Conclusão".
  • Pronto! Seu certificado será baixado e você poderá imprimi-lo e/ou salvá-lo.

Atenção: ao antecipar a conclusão, o curso será finalizado antes da data prevista para o seu término. Nessa situação, caso você já tenha alcançado a nota necessária para aprovação, será possível emitir o seu certificado. Porém, se você ainda não tiver alcançado nota suficiente para aprovação, a sua inscrição será finalizada e você terá de se inscrever para realizar o curso novamente;

Outros cursos
Confira a data de realização do curso e siga os passos.

-Cursos realizados a partir do 2º semestre de 2018: acesse o Portal do Aluno (https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/?ead_opcao=login). Os certificados estão disponíveis no ambiente do aluno.
-Cursos realizados antes desse período: a solicitação deve ser encaminhada para a Secretaria Escolar da Enap: secretariaescolar@enap.gov.br.

Para verificar a autenticidade, não é necessário ter cadastro na EV.G ou fazer login. Tenha em mãos o código identificador, localizado na parte inferior da segunda página (verso) do certificado e o insira no campo "Validar documentos" no seguinte endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/documentos/validacao.

Todos os certificados emitidos pela EV.G possuem um código no verso que permite a verificação da sua autenticidade.

Você também poderá apontar a câmera do seu celular para o QR Code que aparece no verso do certificado para realizar essa verificação.

Para cursos que não foram realizados na EV.G, deve-se acessar o QRCode do verso do certificado ou então acessar https://suap.enap.gov.br/comum/autenticar_documento/ e informar os dados solicitados.

Para solicitar emissão de certificados de cursos realizados na ESAF, na SOF e/ou no SIASG, é preciso entrar em contato diretamente com a CSE - Central de Serviço Enap, a qual é responsável pelo atendimento dessa demanda, pelo e-mail cse@enap.gov.br

Informe os seguintes dados:

  1. Nome do aluno: 
  2. Nome do curso: 
  3. CPF: 
  4. E-mail: 
  5. Ano de realização do curso:
  6. Órgão certificador: Esaf ou SOF ou SIASG

Acesse o link específico e informe o código de identificação que se encontra no verso do documento.

 Obs.: no caso de algum problema com de certificados, entre em contato com a CSE - Central de Serviço Enap