Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas

Sobre o curso


Ementa

Introdução ao campo da economia comportamental e suas implicações para as políticas públicas. Teoria neoclássica e o modelo do agente racional. Questionamentos à teoria neoclássica e ao modelo do homo economicus. Processo decisório em políticas públicas: modelos prescritivos e descritivos. Ciências comportamentais aplicadas aos processos decisórios: aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Racionalidade limitada. Heurísticas e vieses. Modelos duais de processamento mental. Teoria prospectiva. Autocontrole limitado e escolhas intertemporais. Auto-interesse limitado e comportamento altruísta. Motivação, normas sociais e identidade. Atenção limitada. Estruturação dos processos decisórios. Paternalismo libertário, arquitetura da escolha e o emprego de 'nudges'. Aplicação a casos de políticas públicas: saúde, combate à pobreza, previdência, dentre outros. Experiências internacionais em economia comportamental voltadas ao aprimoramento das políticas públicas.

Objetivo

 Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a evolução e os principais conceitos do campo da economia comportamental e suas implicações para a prática das políticas públicas; aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.

Público-alvo

Este curso é direcionado, preferencialmente, aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e, caso haja vagas remanescentes, pode ser ampliado aos servidores públicos federais ocupantes dos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC),Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE),Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista em Tecnologia da Informação (ATI) e Especialista em Regulação (ER).

Docentes

Antônio Claret Campos Filho

Luis Henrique Paiva

Período

Turma 01-2018

Dias: 12, 13, 14, 15, 16 e 19 de março de 2018.

Horário: das 08h30 às 12h30

Carga Horária

30h, sendo 24h presenciais e 06h não presenciais.

Pré-Inscrição

A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.