(EDU) Tutoria On-line em Organizações Públicas

Sobre o curso


Público Alvo

O curso Tutoria On-line em Organizações Públicas destina-se prioritariamente a servidores de órgãos do Poder Executivo federal que atuam como tutores ou coordenadores de cursos em ambientes virtuais de aprendizagem interessados em aprofundar o conhecimento sobre as técnicas e metodologias em cursos on-line.
Os demais servidores públicos de qualquer esfera e Poder, bem como cidadãos em geral, poderão realizar o curso, desde que haja vagas não preenchidas pelo Público-alvo prioritário.
Espera-se que o participante tenha conhecimentos prévios relacionados aos princípios de Educação a Distância e às tecnologias de informação e comunicação.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os fundamentos teóricos, os marcos legais e as influências contextuais da tutoria a fim de apoiar o desenvolvimento de competências dos servidores públicos. 
  • Aplicar com maestria os recursos tecnológicos do ambiente virtual de aprendizagem. 
  • Reconhecer a importância do apoio tutorial e da criação de ambiente que estimule e favoreça a aprendizagem. 
  • Aplicar métodos e estratégias de ensino que facilitem o acesso aos conteúdos, estimulem o pensamento crítico e o desenvolvimento de competências entre os aprendizes. 
  • Avaliar a tutoria do ponto de vista institucional.

Principais Tópicos

    • Atuação do professor-tutor nas organizações públicas. 
    • Professor-tutor e as tecnologias. 
    • Professor-tutor e os aprendizes. 
    • Professor-tutor e a aprendizagem. 
    • Professor-tutor e a instituição. 

Metodologia

    • Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas e/ou de fixação. 
    • Importante! Este curso é com tutoria e, portanto, contará com um tutor especialista no tema para dar apoio em caso de dúvidas, nas interações em fóruns e chats, na correção de atividades.
    • A estrutura de navegação é sequencial entre os módulos (que vão sendo disponibilizados ao participante a cada semana), e a sistemática de avaliação é voltada para a aprendizagem, o que significa que o curso tem suas atividades divididas em módulos semanais e que a avaliação tem foco desviado da classificação do participante e direcionado à máxima aquisição de conhecimentos.
    • Como recursos de interação, serão utilizados fóruns, ferramentas de mensagens do Moodle, atividades práticas em grupo e assistência de tutores para coordenação das atividades e esclarecimento de dúvidas.

Carga horária

50 horas

Outras informações

O curso exige elevado empenho do participante, tendo em vista a realização de atividades individuais e em grupo com prazos determinados. Recomenda-se dedicação mínima de 8 (oito) horas por semana para sua realização com o melhor aproveitamento. A carga horária será distribuída em 6 semanas. 
Este é um curso gratuito e, portanto, sem cobrança de quaisquer custos ou taxas. 
Para ser considerado aprovado, o participante precisa obter, no mínimo, 70% de aproveitamento nas atividades do curso, observado o mínimo de 50% do total de pontos possíveis em cada módulo. 
O curso pode ser realizado por meio de smartphones e tablets, pois a plataforma da Escola Virtual Enap é responsiva, ou seja, permite a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.
Para seleção de participante, além de pertencer ao Público-alvo, serão considerados os seguintes critérios: 
1) preenchimento completo do cadastro no sítio da Enap.
2) ordem cronológica de solicitação de inscrição.
3) desempenho de atividades correlatas.
4) histórico de desistências e/ou reprovações deste e de outros cursos em oportunidades anteriores.
5) preenchimento adequado da justificativa de interesse pela capacitação. 
O texto da justificativa deverá, obrigatoriamente, abordar:
a) Relação entre os objetivos de aprendizagem do curso e as atividades desempenhadas no trabalho pelo servidor.
b) Familiaridade com os principais tópicos do curso.
c) Disponibilidade para a dedicação diária recomendada.
d) Relacionamento com cursos a distância (hábito de realizar cursos desse tipo, facilidade para utilizar ambientes virtuais de aprendizagem, etc.). 
O participante selecionado e matriculado que não acessar o ambiente do curso na primeira semana poderá ter sua matrícula cancelada.
Importante! Caso o estudante perceba que, por qualquer motivo, não terá a disponibilidade de tempo indicada para dedicação ao curso, será possível cancelar a inscrição. Se o curso ainda não tiver começado, a inscrição poderá ser cancelada por meio do Histórico do Aluno no Portal da Enap. Caso já tenha começado, ela poderá ser cancelada, em até 15 dias, por meio da página do curso na Enap Virtual.