Pós-Graduação

Desde 2002, a Enap desenvolve Cursos de Especialização lato sensu visando à qualificação do quadro de servidores de nível superior em competências no campo da gestão pública. A demanda crescente por cursos de pós-graduação está associada à necessidade dos órgãos públicos de dotarem seus quadros de competências cada vez mais complexas, envolvendo capacidade de análise dos desafios postos para a administração pública em um contexto de mudanças, que coloca a necessidade de novos arranjos organizacionais, coordenação intra, inter e extragovernamental, gestão participativa e inovação constante na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas.

Objetivo

Proporcionar aos servidores públicos federais, com formações nas mais diversas áreas do conhecimento, a oportunidade de aprimorar conhecimentos de caráter interdisciplinar, com foco nas questões gerais e estruturantes do campo da gestão pública, qualificando de forma mais abrangente a atuação no serviço público federal. Busca-se o desenvolvimento de competências que se espera estarem presentes em profissionais capazes de assumir ou que já ocupam cargos de direção e assessoramento superior.

Modalidade

Os cursos de Especialização da Enap são oferecidos na modalidade presencial, com oferta regular ou desenhados de modo adequado a demandas específicas de órgãos da administração pública.

Carga Horária e Duração

Os cursos observam os instrumentos normativos que regulam a educação superior em nível de pós-graduação lato sensu. Em geral, apresentam carga horária entre 370 e 450 horas/aula e duração de um ano e meio a dois anos, compreendendo aulas presenciais e período para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC).

Metodologia

A metodologia prioriza o ensino aplicado e a articulação entre teoria e prática, associando a aprendizagem à reflexão e análise de problemas concretos. O caráter aplicado dos cursos tem sido intensificado com a utilização de estudos de casos, relatos de experiências, trabalhos de campo,  aulas integradoras e visitas técnicas aos órgãos da administração pública.

Docentes

O conjunto de professores agrega doutores e mestres formados em algumas das melhores universidades do País, sendo, muitos deles, também servidores ou ex-servidores públicos federais com vasta experiência e conhecimento da realidade do setor público.

Como participar

O acesso se dá por meio de processo seletivo, divulgado no Portal da Enap e é  constituído por prova escrita discursiva, entrevista e análise curricular.

 

Contato

Coordenação –Geral de Especialização

Enap – Sala 225

Email – cge@enap.gov.br

Tel. – (61) 2020- 3033 ou 3063

 

Cursos


Mostrando - de resultados.
Itens por página 9
de