Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

A atuação efetiva do Estado na promoção do desenvolvimento e do bem-estar social exige, cada vez mais, profissionais preparados para o alto desempenho na formulação, viabilização e avaliação de estratégias e de políticas públicas. Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública Federal, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), oferece a 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

O curso foi idealizado e proposto pelo Ipea, sendo aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal da Educação Superior (Capes) em 2013 (Portaria MEC nº 271, 9/4/2013). A primeira turma foi lançada em 2014 e está em fase de conclusão do curso.

O programa desta segunda turma de Mestrado se beneficia do conhecimento e experiência do Ipea e da Enap, duas instituições dedicadas à produção e disseminação de conhecimento para a melhoria da capacidade do Estado brasileiro para o desenvolvimento.

Serão oferecidas 40 vagas para servidores públicos federais que atuam nas atividades de formulação, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas. O curso será realizado sem ônus para os alunos.

 

Objetivo do curso

Capacitar gestores e técnicos da Administração Pública Federal para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento, por meio do conhecimento interdisciplinar atualizado e de caráter aplicado que municie esses profissionais com conceitos e instrumental analítico e metodológico adequado para a compreensão da complexidade do fenômeno do desenvolvimento socioeconômico no contexto contemporâneo.

 

Titulação

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento

 

Estrutura e duração do curso

O curso terá início em 28 de março de 2016, com duração máxima de 24 meses, sendo 495 horas-aula em regime de dedicação parcial e período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão do curso. O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas e organizado em quatro módulos:

  1. Módulo básico: 3 disciplinas
  2. Módulo metodológico: 3 disciplinas
  3. Módulo de estudos específicos: 3 disciplinas
  4. Módulo de pesquisa aplicada: 3 disciplinas

O trabalho de conclusão do curso consistirá em pesquisa aplicada sobre temas compatíveis com os objetivos e conteúdos do curso, que deverão necessariamente tratar de problemas ou questões relevantes e atuais, relacionados com a experiência profissional do aluno.

 

Local e regime de aulas

As aulas serão presenciais e ministradas em Brasília, com atividades realizadas nas instalações da Enap e do Ipea, nas segundas e quartas-feiras, em horário noturno (18h30-22h30); e sextas-feiras, em horário matutino (8h30-12h30).

 

Processo seletivo

O processo seletivo visa assegurar os requisitos necessários para o acompanhamento das disciplinas e demais atividades do curso, e contempla três fases: prova objetiva e redação; análise de pré-projeto; e análise de memorial sobre trajetória profissional, currículo e entrevista.

As provas serão realizadas em 13 de dezembro de 2015 e o resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 11 de março de 2016.  Consulte o Edital do Processo Seletivo para a 2ª turma do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

 

Inscrição

As inscrições para a seleção estiveram abertas de 23 de novembro a 4 de dezembro de 2015 e foram realizadas nos portais da Enap e do Ipea.

A partir de 1º de dezembro de 2015, os candidatos já inscritos deverão complementar o cadastro com informações profissionais, no portal da Enap ou do Ipea.  

Até 25 de janeiro de 2016, às 18h, os candidatos aprovados na prova objetiva deverão entregar, na Secretaria Escolar da Enap, os demais documentos necessários para o processo seletivo (memorial e pré-projeto). A documentação também poderá  ser enviada por Sedex, desde que postada até o dia 21 de janeiro de 2016.

Pré-projeto: proposta preliminar de trabalho de conclusão do curso em forma de pré-projeto que deverá explicitar pelo menos o tema, o problema a ser estudado, os objetivos e resultados esperados e sua relevância para as políticas públicas e para o desenvolvimento nacional.

Memorial: relato, em formato dissertativo, sobre a formação acadêmica do candidato, seu percurso profissional, seus objetivos em cursar o Mestrado, bem como a relação entre o problema de pesquisa escolhido e as atividades que vem exercendo ou pretende exercer no âmbito da Administração Pública.

As formas de apresentação pré-projeto e do memorial constam no Edital do Processo Seletivo para a 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

 

Locais de realização das provas

- Prova objetiva e redação – Enap (Setor de Áreas Isoladas 2-A, Brasília – DF)

- Entrevistas – Ipea (SBS - Quadra 1 - Bloco J - Ed. BNDES 70076-900 - Brasília – DF)

 

Editais e outros comunicados

15/03/2016 - Edital nº 10 - Edital de convocação da segunda chamada para matrícula na 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

07/03/2016 - Edital nº 9 - Edital de divulgação do resultado final do processo seletivo e da convocação para matrícula para a 2ª turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

29/02/2016 - Edital nº 8 - Edital de divulgação do resultado provisório do processo seletivo

11/02/2016 - Edital nº 7 - Edital de retificação do agendamento de entrevistas

04/02/2016 - Edital nº 6 - Edital com o resultado da avaliação do pré-projeto e do agendamento das entrevistas

22/01/2016 - Edital nº 5 - Edital com o resultado final da 1ª fase (prova objetiva e redação)

15/01/2016 - Edital nº 4 - Edital do resultado provisório da primeira fase do processo seletivo

18/12/2015 - Edital nº 3 - Edital para alteração de calendário do Processo Seletivo para a 2a Turma do Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento, divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva,e da lista de
candidatos cujas redações serão corrigidas.

09/12/2015 Edital nº2 - Edital de Convocação para Realização de Prova Objetiva e de Redação
23/11/2015 Edital n°1 - Abertura
 

 

Prova e Gabarito

14/12/2015 Gabarito preliminar da prova objetiva
14/12/2015 Prova objetiva e de redação

 

Informações:

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Telefones: (61) 2020-3414 / (61) 2020-3380

E-mail: mestrado@enap.gov.br

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Telefone: (61) 2026-5649

Hotsite: www.mestradoprofissional.gov.br