Pesquisa Enap

 
Os estudos e pesquisas desenvolvidos pela Enap estão em consonância com seu Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 8.091, de 3 de setembro de 2013. O objetivo é subsidiar a Administração Pública Federal com elementos que colaborem para o aperfeiçoamento da gestão governamental. Os trabalhos realizados devem contribuir para o aprofundamento de reflexões e a busca de soluções para problemas concretos de gestão de políticas públicas vivenciados pelas áreas de governo, por meio da produção e disseminação de conhecimento aplicado.
 
 
São princípios norteadores do desenvolvimento de estudos e pesquisas na Escola: 
 
a) utilidade prática e relevância para subsidiar os processos decisórios no âmbito do Governo Federal; 
 
b) parceria com os órgãos da Administração Pública Federal;  
 
c) rigor metodológico no desenho de pesquisa, validado cientificamente e que permita conclusões confiáveis e generalizáveis; 
 
d) publicidade e disseminação dos trabalhos realizados. 
 
 
São eixos temáticos da pesquisa na Escola:
 
1. Gestão de pessoas no setor público: práticas de gestão de pessoas; clima e cultura organizacional na administração pública federal; regimes de contratação; estudos sobre burocracia; perfil dos servidores públicos federais e dos dirigentes públicos federais.
 
2. Formação e capacitação: desenvolvimento de novas tecnologias de ensino e aplicação de casos, jogos e simulações; avaliação dos cursos; escolas de governo no Brasil; Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
 
3. Estado e administração pública no Brasil: perfil, papel e funções do Estado brasileiro no século XXI; participação dos usuários na gestão e avaliação dos serviços públicos (accountability); controle da administração pública; mecanismos e políticas de coordenação intra, inter e extragovernamental.
 
4. Gestão pública e inovação: inovação na gestão pública federal; desenvolvimento de métodos de gestão e arquitetura organizacional e institucional; tendências nas políticas públicas de gestão.
 
5. Gestão do conhecimento no setor público: estudos sobre a gestão do conhecimento produzido a partir e com a participação social; governo e internet/redes sociais – gestão do conhecimento; memória da administração pública federal.
 
6. Temas prioritários do Governo Federal: correlatos à agenda governamental atual, tendo em conta as prioridades do governo.