Notícias

« Voltar

Workshop sobre fundamentos do impacto público é realizado na Enap

Workshop sobre fundamentos do impacto público é realizado na Enap

Por: Ascom

Publicação: 14/09/2017 | 16:54

Última modificação: 14/09/2017 | 17:10

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta terça-feira (14), o Workshop Fundamentos do Impacto Público. A atividade, que contemplou a apresentação da ferramenta Fundamentos do Impacto Público desenvolvida pelo Centre for Public Impact, foi ministrada pelo gerente de Programa do Centre for Public Impact, Jorge Hargrave.

Na ocasião, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, destacou que “com o período de grandes mudanças que o nosso país está passando, a proposta de gerar impacto se tornou um desafio maior ainda”. Sobre a apresentação da ferramenta, ele ressaltou que “a Enap tem procurado incubar iniciativas de inovação, novas tecnologias e novos processos, e, para isso, é preciso conhecer o que existe de disponível no mundo”.

Em sua fala, Jorge Hargrave explicou que a ferramenta Fundamentos do Impacto Público esclarece, de maneira sistemática, quais são os fatores que determinam o sucesso de uma política pública - ou sua capacidade de obter impacto para o usuário final. Seu desenvolvimento foi feito com base em teoria e prática em gestão pública, em mais de 200 estudos de caso globais e no conhecimento de especialistas e formuladores de política de diversos países.

Jorge Hargrave também apresentou os três fundamentos: Legitimidade - apoio estrutural a um objetivo e às tentativas para alcançá-lo; Política pública - qualidade das políticas que visam causar impacto; e Ação - conversão de políticas em efeitos no mundo real que, em conjunto, contribuem para o seu desempenho. “Os fundamentos têm tido ótima repercussão em governos, organizações internacionais e universidades”, disse.

Durante o workshop, também foi utilizada a metodologia para avaliar algumas políticas federais em exercícios participativos em grupo, de modo a tornar o aprendizado o mais prático e tangível possível.