Notícias

« Voltar

Gênero, diversidade e desenvolvimento sustentável são temas de palestra internacional na Enap

Gênero, diversidade e desenvolvimento sustentável são temas de palestra internacional na Enap

Por: Ascom

Publicação: 25/04/2018 | 16:49

Última modificação: 25/04/2018 | 16:57

"Não estamos aqui apenas para falar apenas sobre mulheres, mas para falar sobre diversidade e sobre uma agenda de desenvolvimento e sustentabilidade", afirmou a professora associada da International Institute of Social Studies – ISS (Holanda), Wendy Harcourt, nesta quarta-feira (25), durante a palestra Gênero, diversidade e desenvolvimento sustentável. Ela esteve na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, para ministrar uma palestra para os alunos do curso de Especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local.

Harcourt falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 5, que visa o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.  A professora explicou que o ODS é uma agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos ODM e não deixar ninguém para trás. "É um plano de ação para as pessoas e para o planeta, que busca fortalecer a paz universal com liberdade".

Wendy Harcourt é autora de 12 livros e editora da série de livros da editora Palgrave "Gênero, Desenvolvimento e Mudança Social" e da Série do ISS sobre "Gênero, Desenvolvimento e Sexualidade", Harcourt está ativamente envolvida em conselhos de publicações sobre gênero e desenvolvimento e redes da sociedade civil. Seu livro mais conhecido Body Politics in Development: Critical Debates in Gender and Development (2009) recebeu prêmio da Feminist Women Studies Association Book Prize de 2010.

O curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local é distribuído em quatro áreas de concentração: Gestão Metropolitana, Planejamento Urbano, Infraestrutura e Gestão Local. Tem o objetivo de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.

Visa também a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos, sejam obrigatórias ou discricionárias, em especial a rede do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

Clique aqui para mais informações sobre o curso.