Notícias

« Voltar

Enap lança trilha de capacitação em Ciência de Dados

Enap lança trilha de capacitação em Ciência de Dados

Por: Ascom

Publicação: 04/06/2018 | 15:54

Última modificação: 20/06/2018 | 11:35

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) construiu um percurso de aprendizado sobre Ciência de Dados. Serão ao todo três eixos abordados: Design, Visualização e Interpretação de Dados, Análise de Dados e Governo Aberto. O tema foi escolhido, pois tem por objetivo produzir conhecimento útil e relevante para a tomada de decisões, em geral a partir do uso de técnicas estatísticas.

O primeiro curso de capacitação da trilha, denominado Design Básico: Capacitação em Design de Execução, com início das aulas previsto para o dia 18 de junho, tem como objetivo mostrar aos participantes como o design pode ser uma ferramenta altamente produtiva em contextos desafiadores de gestão e políticas públicas.

Esse curso é fruto de uma parceria com a CGDADOS e será ministrado pelo professor Gustavo Tomé de Oliveira. Arquitetura da informação, Ergonomia, Planejamento visual e gráfico e Teoria de Cores são alguns dos principais tópicos que serão aprofundados. A ideia é que ele seja um piloto para os demais cursos da trilha.

Gustavo Tomé de Oliveira - Atuou como Professor Universitário no Centro Universitário de Brasília UniDF e na Faculdade Fortium nos cursos de Graduação em Design de Interfaces e Publicidade, e nos cursos Tecnólogos de Web Design e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no período de 2008 a 2010. 

Sobre os outros eixos da trilha educativa – No eixo sobre Análise de Dados será feita a união entre a gestão pública e com o uso de ferramentas analíticas da linguagem R para aplicações estatísticas. Isso, para facilitar a tomada de decisões do Governo baseado em dados e evidências. Já o terceiro eixo, Governo Aberto, vai apresentar ambientes institucionais para o uso, acesso e visualização da base de dados.

 

Em breve as datas e inscrições dos próximos cursos serão divulgadas.

 

#Arquitetura da informação #Ergonomia #Planejamento visual #Planejamento gráfico #Teoria de Cores

 

Clique aqui para se inscrever.