Notícias

« Voltar

Casoteca lança quatro novos estudos de caso

Casoteca lança quatro novos estudos de caso

Por: CGCE

Publicação: 18/05/2016 | 16:01

Última modificação: 18/05/2016 | 16:13

A Casoteca de Gestão Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, neste mês, quatro novos estudos de caso. Ética, gestão de pessoas, planejamento, diversidade e inovação estão entre os temas abordados.
 
O primeiro estudo, intitulado Santa Indignação! Censura ou liberdade de expressão em órgãos públicos?, retrata a situação de uma servidora que usa os equipamentos, a rede e o correio eletrônico de seu órgão para escrever uma crítica contundente sobre um caso de corrupção na construção do edifício sede do poder judiciário provincial. O estudo de caso, elaborado por José Valter Ponte, pode ser utilizado em cursos que abordem os seguintes temas: Estado e Sociedade, Ética e Gestão de Pessoas.
 
O segundo caso, Libera geral: um caso sobre a dicotomia administração X política, foi escrito por Cláudia Uchoa Cavalcanti, Alketa Peci e Aline Santos. Trata da realização de obra no mercado de uma prefeitura e a liberação do processo administrativo para realização de procedimento licitatório. Esse caso se presta ao estudo de temas como Planejamento e Gestão Orçamentário-financeira.
 
No estudo No meio do caminho tinha um degrau: a contribuição de Renato para uma administração pública inclusiva, os autores Anna Paula Feminella, Edna Neves, Franciane Henriques, Leovanir Richter e Pedro Hollanda narram o dilema enfrentado por Renato que, após ser aprovado em concurso público para o cargo de analista de infraestrutura, em uma vaga específica para pessoa com deficiência, depara-se com barreiras à acessibilidade em seu novo local de trabalho. O caso permite a discussão dos papéis dos diferentes atores envolvidos em questões de Acessibilidade em Organizações.
 
O último caso, Despachando em casa: inovação ou comodidade?, de autoria de Caroline Nagel, Handemba Mutana, Paulo Eduardo Rocha e Roseli Faria, trata do pleito de servidores de um órgão do Poder Executivo federal para a adoção do teletrabalho.  O leitor se depara com questões relacionadas à gestão de pessoas e de mudança organizacional advinda dessa forma de trabalho no âmbito da Administração Pública. O objeto de aprendizagem pode ser aplicado em cursos que abordem temáticas como: Gestão de Pessoas, Produtividade, Processo Decisório, Planejamento, Inovação, Gestão de Mudanças.
 
Os dois últimos estudos foram produzidos em grupo durante a 6ª Oficina sobre metodologia de estudos de caso, realizada em novembro de 2015, na Enap.
 
Sobre a Casoteca - É um espaço virtual para divulgação do conhecimento e de novos métodos de ensino. Propõe a participação de professores, alunos, servidores, pesquisadores e colaboradores de diversas áreas na elaboração de estudos de caso para a capacitação de profissionais. Os estudos de caso ilustram situações vivenciadas ou passíveis de ocorrerem no universo da administração pública e têm como objetivo promover a reflexão e a ampla discussão sobre os temas apresentados.
 
Os objetos de aprendizagem publicados são de acesso livre para consulta e download.  
 
Se você desenvolveu um estudo de caso para ensino ou deseja elaborar e publicar um novo caso, consulte o Manual de Dicas para Autor, disponível na Casoteca de Gestão Pública da Enap. O documento será analisado e, se aprovado, será adicionado ao acervo virtual.
 
Outras informações:
Casoteca de Gestão Pública da Enap
 
Leia também: