Informações

Seja bem-vindo à área da Biblioteca Graciliano Ramos. Nesta seção você poderá consultar todas as informações úteis sobre o funcionamento da Biblioteca.

Especializada em Administração Pública e Gestão Governamental, a Biblioteca Graciliano Ramos tem como missão tratar e disseminar informações que auxiliem dirigentes e servidores públicos na melhoria da gestão pública e que contribuam para a consolidação do campo do conhecimento sobre administração pública, visando seu aperfeiçoamento.

 

Acesso rápido:

 

Por que Graciliano Ramos?

O nome da Biblioteca da Enap é uma homenagem ao escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953), reconhecido por sua obra literária e também por sua atuação como administrador público. Antes mesmo de ver publicados seus mais famosos romances, Graciliano Ramos ocupou o cargo de prefeito eleito de Palmeira dos Índios, município do sertão de Alagoas, onde se preocupou em fazer bom uso do dinheiro público em meio às condições adversas de pobreza, secas periódicas e práticas de compadrio e clientelismo.

No governo municipal durante pouco mais de dois anos, de janeiro de 1928 a abril de 1930, Graciliano Ramos aplicou o orçamento em empreendimentos de saneamento, em obras públicas, educação e remuneração de pessoal, eliminando gastos desnecessários, pagando dívidas e aumentando a arrecadação tributária.

Ao afirmar, em um de seus relatórios governamentais, haver “quem não compreenda que um ato administrativo seja isento de lucro pessoal”, o prefeito recriminava o uso indevido, por detentores de cargo público, de recursos municipais em benefício próprio. Nesse sentido, a atuação do prefeito Graciliano Ramos, zeloso da prestação de contas, é um exemplo de moralização administrativa.

Na Enap, o escritor foi escolhido como patrono do então Centro de Documentação, Informação e Difusão, recebendo homenagem póstuma na cerimônia de inauguração daquele Centro, ocorrida em 8 de julho de 1993: exposição, conferências e exibição de filmes sobre a vida e obra do autor marcaram o evento. Naquela oportunidade, quando também se comemorou o centenário de nascimento de Graciliano Ramos, compareceram seu genro James Amado, seu neto Rogério Ramos e sua bisneta Júlia Ramos. Em 2003, a atual Biblioteca manteve o nome do escritor, e também administrador, confirmando o valor de Graciliano Ramos como homem digno da função pública.


Fontes:
Arquivo Geral Enap, Documentos diversos sobre a inauguração do Centro de Documentação, Informação e Difusão Graciliano Ramos, 1993.
RAMOS, Graciliano. Relatórios. Rio de Janeiro: Record, 1994.
Resolução Enap nº 412, de 5 de agosto de 2003, publicada no Boletim Interno nº 8, de 7 de agosto de 2003.

 

Regulamento

Aprovado em 28 de julho de 2011, o Regulamento da Biblioteca Graciliano Ramos reune informações acerca da missão, da especificidade dos acervo, dos serviços oferecidos, entre outras.

 

Fale com a Biblioteca

Contato:
Telefone: (61) 2020-3139
Fax: (61) 2020-3156
 
Endereço:
SAIS Área 2A Setor Policial Sul
Brasília - DF
CEP: 70610-900
 
 

Serviços Prestados

1. Horário de funcionamento:

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. A qualquer pessoa é permitido o acesso às dependências da Biblioteca, bem como a consulta ao seu acervo, nos dias e horários de atendimento, e condicionada à observância das normas do Regulamento da Biblioteca

 

2. Público-alvo:

O público-alvo da Biblioteca Graciliano Ramos são os dirigentes e servidores públicos. Por oferecer diversos tipos de serviços e produtos, o regulamento definide dois tipos duas categorias de usuários, os plenos e os comuns. Os usuários comuns terão acesso a todos serviços oferecidos pela Biblioteca, com exceção do serviço de empréstimo domiciliar.

Podem se inscrever como usuários plenos:

I. Os dirigentes e servidores públicos ativos e inativos da Administração Pública Federal;

II. Os servidores públicos ativos e inativos do governo do Distrito Federal;
III. Professores universitários e pesquisadores residentes no Distrito Federal;
IV. Funcionários ou servidores em exercício na Enap e estagiários da Escola;
V. Alunos matriculados em cursos da Enap, durante o período em que durar o curso;
VI. Bibliotecas cooperantes do Distrito Federal, desde que haja reciprocidade.

Os documentos necessários para inscrição são:

I. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação admitido pela legislação;
II. CPF;
III. Comprovante de residência;
IV. Carteira funcional ou qualquer documento apto a comprovar que o usuário é servidor público (somente para servidores);
V. Cópia do contrato de estágio (somente para estagiários da Enap);
VI. Cópia de declaração de vínculo com a faculdade, universidade ou instituição de ensino (para professores e pesquisadores);
VII. Ofício de solicitação de cadastro (para bibliotecas no Distrito Federal); 
VIII. Uma foto 3x4 recente.

Obs: Podem se cadastrar para ter acesso ao Portal de Periódicos Eletrônicos da Enap todos os servidores públicos da União, no próprio site do Portal, porém o acesso ao empréstimo domiciliar de obras do acervo físico é limitado aos residentes no Distrito Federal.

 

3. Consulta local

A Biblioteca dispõe de terminais de consulta para auxiliar o usuário no desenvolvimento de pesquisas e nas consultas às bases de dados da Biblioteca Graciliano Ramos. Um salão de leitura é disponibilizado a toda a comunidade para estudo e consulta local do acervo.


4. Empréstimo domiciliar

O usuário pleno poderá retirar, por empréstimo, até cinco publicações simultaneamente, pelo prazo máximo de 10 dias úteis. O empréstimo só será realizado na presença do usuário cadastrado e com a apresentação da Carteira de Identificação de Usuário da Biblioteca ou documento pessoal com foto, sendo vedado o empréstimo realizado por terceiros, mesmo com a apresentação dos documentos do titular. Usuários comuns, ou seja, aqueles que não residem no Distrito Federal , não poderão utilizar o serviço de empréstimo. Consulte o Regulamento.

4.1. Renovações e reservas

As publicações podem ser renovadas por igual período, desde que não haja pedido de reserva por outro usuário, nas seguintes formas:

I. Diretamente no setor de empréstimo;
II. Pelo próprio usuário na página da Biblioteca, por meio de senha pessoal; 
III. Por e-mail enviado até a data de vencimento, desde que seja no horário de atendimento da Biblioteca.

Após duas renovações consecutivas o sistema de empréstimo bloqueará automaticamente o acesso a outras renovações. Caso seja de interesse do usuário continuar com as publicações emprestadas, esse deverá comparecer à Biblioteca com o material, efetuar a devolução e realizar novo empréstimo.

A reserva de publicações pode ser feita diretamente pelo usuário no setor de empréstimo, via e-mail ou pela base de dados, por meio de senha pessoal, desde que a obra esteja em poder de outro usuário.

4.2. Empréstimo entre bibliotecas

As bibliotecas cooperantes sediadas no Distrito Federal poderão obter empréstimos de obras constantes do acervo da Biblioteca Graciliano Ramos, desde que estejam cadastradas na forma deste regulamento e que haja reciprocidade.

 

5. Atendimento à distância

O acesso virtual à Biblioteca Graciliano Ramos é livre a qualquer pessoa para realizar pesquisas no catálogo, sumários de periódicos e publicações disponíveis no site da Biblioteca. O serviço de atendimento a distância funciona da seguinte forma:

1. O usuário faz a pesquisa na base de dados (http://biblioteca.enap.gov.br) e escolhe o material de interesse (capítulos de livros e/ou artigos de periódicos) e envia a seleção por e-mail (biblioteca@enap.gov.br).
2. A equipe da biblioteca recebe a seleção, separa o material e faz o orçamento de envio para o usuário. O custo deste serviço é de R$ 0,10 centavos por folha, em caso de xerox, mais despesas de envio pelo correio, e no caso de digitalização e envio por e-mail é cobrada uma taxa de R$ 1 real a cada cinco páginas.
3. Se o usuário aceitar o orçamento, a equipe envia uma Guia de recolhimento da União (GRU) para que o usuário faça o depósito e em seguida envie o comprovante de pagamento. Ao recebermos o comprovante, o material será fotocopiado ou digitalizado.

Informamos que é permitida somente a cópia de capítulos de livros e artigos de periódicos. Livros e periódicos no todo não podem ser copiados.

Para maiores informações, por favor, consulte o Regulamento da Biblioteca ou entre em contato pelo e-mail biblioteca@enap.gov.br ou pelo telefone +55 61 2020-3139.

 

6. Reprodução e utilização do acervo

A reprodução dos documentos bibliográficos do acervo é permitida desde que não acarrete danos aos documentos e que esteja de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19/02/98), para fins acadêmicos, uso próprio, sem fins lucrativos e em uma única cópia para:

I - Partes de livros e similares;
II - Artigos de periódicos.

Para a reprodução de documentos será cobrada uma taxa para cobrir somente as despesas com o material utilizado.

Usuários sem cadastro poderão reproduzir os documentos na Reprografia da Enap, no horário das 8h às 12h e das 14 às 18h, de acordo com a disponibilidade das demandas do setor. Para esse serviço é cobrada uma taxa para cobrir as despesas com o material utilizado. O material retirado da Biblioteca somente para reprodução não poderá sair das dependências da Enap, e deverá ser devolvido no mesmo dia.

A biblioteca possui em seu próprio catálogo (http://biblioteca.enap.gov.br) diversos materiais disponíveis em seu formato eletrônico (livros, teses, artigos de revista etc.). Neste caso o download é gratuito e livre para toda a comunidade, independentemente de ser usuário cadastrado ou não.


7. Portal de Periódicos Eletrônicos

Espaço criado pela Enap para permitir aos usuários cadastrados na Biblioteca Graciliano Ramos o acesso a mais de 2.700 títulos de periódicos eletrônicos, a inúmeros artigos de jornais e a capítulos de livros eletrônicos. Produzidos em diversos países, os artigos estão disponibilizados na íntegra e abrangem vários temas relacionados à administração pública e a áreas correlatas.

O uso do conteúdo disponibilizado deverá ser meramente para fins educacionais e de pesquisa. Nenhuma parte do conteúdo oferecido deverá ser publicada, transmitida ou vendida a terceiros, tampouco usada de forma que possa violar direitos autorais e outros direitos proprietários dos titulares da base de dados ou dos seus distribuidores, exceto como trecho de citação dentro dos limites legais permitidos pela legislação.

Para realizar o download da íntegra do artigo, o computador utilizado pelo usuário deve estar conectado à rede da Enap e o usuário tem de possuir cadastro na Biblioteca para tal finalidade.

Para realizar seu cadastro acesse Portal de Periódicos Eletrônicos.

Para mais informações, contate a Biblioteca pelo e-mail biblioteca@enap.gov.br ou pelo telefone (61) 2020-3139.

 

8. Disseminação Seletiva da Informação (DSI)

A Biblioteca cumpre seu papel de disseminar informação seletiva através do auxílio personalizado em pesquisas, que podem ser solicitadas via email ou presencialmente no balcão de referência, e através dos seguintes produtos:

 

Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas: Tem como objetivo divulgar as diversas publicações disponíveis no acervo da Biblioteca ao público-alvo das áreas correlatas ao assunto da edição. Com isso, a Enap busca contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre temas, importantes, relacionados ao Estado e à sociedade. As publicações contempladas por cada edição do Boletim são reunidas e expostas no salão de leitura da Biblioteca, buscando mostrar a diversidade das publicações disponíveis no acervo.

Sumário de Periódicos: É um serviço de divulgação do conteúdo dos jornais e revistas assinados pela Biblioteca (impressos e eletrônicos).

Novas Aquisições: Boletim com a listagem dos itens mais recentes adquiridos pela Biblioteca.