Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento

A atuação efetiva do Estado na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e o bem-estar social exige, cada vez mais, a formação de gestoras/es públicas/os com conhecimentos teóricos e metodológicos atualizados, bem como o domínio de técnicas e instrumentos que operacionalizam as políticas e programas governamentais.  Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública Federal, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece a 1ª turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

O curso será realizado sem ônus para ocupantes de cargo efetivo em órgão ou entidade da administração pública federal, oficial das forças armadas e empregada/o pública/o federal concursada/o que faça parte dos quadros de entidades federais que recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Uma vez selecionadas/os, as/os servidoras/es deverão assinar termo no qual se comprometerá a realizar o Curso em sua totalidade e deverão entregar Termo de Autorização da chefia imediata.

A/O empregada/o pública/o federal concursada/o que faça parte dos quadros de entidades federais que não recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal deverão arcar com os custos do programa de mestrado que cursarem, cujo valor será de R$ 13.976,94 (treze mil, novecentos e setenta e seis reais e noventa e quatro centavos).

O processo de seleção para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento será realizado por meio de 4 (quatro) sistemas de vagas: o Sistema de Ampla Concorrência, o Sistema de Cotas de Ação Afirmativa para Negras/os, o Sistema de Cotas de Ação Afirmativa para Indígenas e o Sistema de Cotas de Ação Afirmativa para Pessoas com Deficiência.

O total de vagas para o Mestrado será de: 25 (vinte e cinco) vagas.

Serão destinadas 5 (cinco) vagas para os Sistemas de Cotas de Ação Afirmativa. Sendo que: 3 (três) vagas serão destinadas a candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, 1 (uma) vaga será destinada a candidatas/os autodeclaradas/os indígenas e 1 (uma) vaga será destinada às pessoas com deficiência.

 

Objetivo do curso

O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidoras/es públicas/os para um alto desempenho em funções estratégicas no Estado Brasileiro. O Mestrado deverá contribuir para que suas/seus egressas/os sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, em instituições públicas e de problematizar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, a concepção do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidoras/es públicas/os, constituindo um lócus de reflexão no governo federal sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI.

 

Titulação

Mestre em Governança e Desenvolvimento

 

Estrutura e duração do curso

O curso terá início em 03 de abril de 2017 com duração máxima de 24 meses, perfazendo um total de 390 horas-aula em regime de dedicação parcial, acrescido do período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão do curso (150 horas). O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas. A carga horária é composta da seguinte forma:

- Cento e oitenta (180) horas de disciplinas obrigatórias;

- Cento e oitenta (180) horas de disciplinas optativas;

- Trinta (30) horas de Seminário de Pesquisa;

- Cento e Cinquenta (150) horas para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

Para conclusão do Curso e obtenção do título de mestre, exige-se da/o aluna/o êxito na apresentação e defesa de trabalho final, sob a forma de dissertação ou projeto de intervenção, que demonstre domínio do objeto de estudo, capacidade analítica e viabilidade técnica.

 

Área de concentração e linhas de pesquisa

  • Área de Concentração:

Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

  • Linha de Pesquisa 1:

Estado, Desenvolvimento e Inovação.

  • Linha de Pesquisa 2

Planejamento, Processos de Governança e Políticas Públicas.

 

Local e regime de aulas

As aulas serão presenciais e ministradas em Brasília, com atividades realizadas nas instalações da Enap, regularmente nas quartas-feiras, em horário noturno (19h00-22h00) e segundas e sextas-feiras, em horário matutino (09h00-12h00). 

 

Processo seletivo

O processo seletivo visa assegurar os requisitos necessários para o acompanhamento das disciplinas e demais atividades do curso, e contempla duas fases:

- 1ª Fase: Avaliação de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) e exame de proficiência em língua inglesa (prova objetiva);

- 2ª Fase: Análise de pré-projeto e de memorial e entrevista.

As provas da 1ª fase serão realizadas no dia 29 de janeiro de 2017 e o resultado final do processo será divulgado na data prevista de: 27 de março de 2017. Consulte o edital para a 1ª turma do Mestrado em Governança e Desenvolvimento.

 

Inscrição

As inscrições ocorrerão das 8h do dia 28 de novembro às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2017 no portal da Enap.

Para a inscrição é necessário:

- preencher o formulário de inscrição que poderá ser acessado pelo portal da Enap;

- enviar Pré-Projeto e Memorial via formulário de inscrição;

- emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição no valor de R$ 70,00 (setenta reais), e efetuar o pagamento até a data limite de 17 de janeiro de 2017.

Pré-projeto: proposta preliminar de trabalho de conclusão do curso em forma de pré-projeto que deverá explicitar pelo menos o tema, o problema a ser estudado, os objetivos e resultados esperados e sua relevância para as políticas públicas e para o desenvolvimento nacional.

Memorial: relato, em formato dissertativo, sobre a formação acadêmica do candidato, seu percurso profissional, seus objetivos em cursar o Mestrado, bem como a relação entre o problema de pesquisa escolhido e as atividades que vem exercendo ou pretende exercer no âmbito da Administração Pública.

As formas de apresentação do pré-projeto e do memorial constam no Edital do Processo Seletivo para a 1ª turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

 

Local de realização das provas

Todas as provas serão realizadas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) localizada no Setor de Áreas Isoladas 2-A, Brasília, DF.

 

Editais e outros comunicados

25/11/2016 - Edital de abertura (versão acessível)

25/11/2016 - Edital de abertura

 

Formulários

Formulário de Autodeclaração para Candidatas/os Negras/os

Formulário de Autodeclaração para Candidatas/os Indígenas

Formulário de Autodeclaração para Pessoas com Deficiência

 

Informações:

Esclarecimentos de dúvidas e informações sobre o presente processo seletivo podem ser obtidos por meio de mensagem eletrônica para mestrado@enap.gov.br e pelos telefones: (61) 2020-3414 / 2020-3380.