Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento (1ª edição)

A Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento é um curso de pós-graduação lato sensu, de oferta presencial, que tem sua primeira edição prevista para ocorrer no período de 2017-2018. O desenvolvimento e oferta do curso é fruto de um Acordo de Cooperação firmado entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.


Objetivo do curso

Capacitar servidores públicos para planejar, avaliar e gerir, com critério estratégico, as políticas públicas, em prol de sua efetividade no atendimento das necessidades e aspirações da população e no desenvolvimento do país.


Competências a serem desenvolvidas:

  • Entender os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira e os limites, estratégias e possibilidades da intervenção governamental para solucionar esses problemas;
  • Compreender os principais desafios enfrentados pelos formuladores e gestores de políticas públicas na concepção, planejamento, implementação e avaliação dos programas governamentais no país;
  • Compreender e analisar criticamente os principais conceitos, métodos e práticas que orientam a formulação, planejamento e avaliação das políticas de desenvolvimento e a gestão estratégica das organizações públicas e propor mudanças e aperfeiçoamentos que possam contribuir para tornar a atuação dessas organizações mais efetiva e democrática;
  • Compreender a importância estratégica da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento do país e para o aperfeiçoamento das políticas públicas;
  • Atuar eticamente, em conformidade com as normas legais, fomentando a transparência da ação governamental, o interesse público, a justiça social e os valores democráticos.



Público-alvo

Servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos federais concursados, com graduação, e que, preferencialmente, atuem ou tenham potencial para atuar em funções relacionadas com planejamento, formulação, execução e avaliação de estratégias e políticas de desenvolvimento econômico, social ou ambiental.


Titulação

O título a ser conferido ao concluinte do curso será de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.


Estrutura e duração do curso

A carga horária total do curso é de 360 horas, a ser cursada em 15 meses, contemplando o prazo de elaboração do TCC, e está assim distribuída:

  • 360 horas de disciplinas obrigatórias, divididas em 14 disciplinas a serem ofertadas entre fevereiro a dezembro de 2017;
  • 120 dias para entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).



Corpo docente

Composto por professores selecionados pela Enap e pelo Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, com ampla experiência em cursos de pós-graduação e pesquisa.


Local e regime de aulas

As aulas ocorrerão na Enap (Setor de Áreas Isoladas Sul/SAIS – Área 2A – CEP: 70610-900 – Brasília, DF). A carga horária semanal de aulas é de nove horas, distribuídas em três dias da semana, sendo às terças-feiras e quintas-feiras no período noturno (das 19h às 22h) e às sextas-feiras no período matutino (das 9h às 12h). Em três disciplinas, será contemplado o sábado, das 9h às 12h, totalizando 9 horas. A programação do curso prevê ainda 15 horas, destinadas às visitas técnicas, distribuídas em dois momentos, em período integral, para realização de trabalho de campo em órgãos da administração pública.


Processo seletivo

Para ingresso no curso, o candidato que possui diploma de nível superior deverá ser aprovado em processo seletivo, dentro do número de vagas ofertadas, que contempla três fases consecutivas:

  • Análise e avaliação curricular;
  • Prova discursiva;
  • Entrevista e análise da atuação e da carta de intenções.


O processo seletivo será conduzido por comissão de seleção integrada por profissionais indicados pela Enap.

O curso será ofertado pela Enap sem ônus para os servidores públicos federais ocupantes de cargo efetivo e empregados públicos cujas empresas recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Os demais empregados públicos concursados deverão arcar com os custos do curso.


Número de vagas

Serão disponibilizadas até 40 vagas, sendo quatro destinadas para os processos seletivos internos da Enap e do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.


Inscrição

As inscrições para a seleção estarão abertas do dia 8 de setembro ao dia 3 de outubro e poderão ser realizadas no portal da Enap (www.enap.gov.br) ou por meio do link http://inscricao.enap.gov.br/.


Locais de realização das provas

- Prova discursiva – Enap (SAIS – Área 2A – Brasília, DF)
- Entrevistas – Enap (SAIS – Área 2A – Brasília, DF)


Editais e outros comunicados

09/12/16 - Edital de convocação para matrícula em segunda chamada

02/12/16 - Edital de divulgação do resultado final do processo seletivo e convocação para as matrículas

18/11/16 - Edital de divulgação do resultado final da 1ª e 2ª fase e convocação para as entrevistas

18/11/16 - Edital de divulgação do resultado final da 2ª fase (prova discursiva)

10/11/16 - Edital de divulgação do resultado preliminar da 2ª fase (prova discursiva)

18/10/16 - Edital de convocação e divulgação do local de provas para realização de prova discursiva

17/10/16 - Edital de divulgação do resultado final da 1ª fase

11/10/16 - Edital de divulgação das inscrições validadas

11/10/16 - Edital de retificação do Edital de abertura

28/09/16 - Complemento ao Edital de Processo Seletivo

08/09/16 - Edital de abertura

08/09/16 - Programa

08/09/16 - Regulamento dos cursos de especialização da Enap

 

Informações

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Telefones: (61) 2020-3033 / (61) 2020-3109 / (61) 2020-3407
E-mail: cge@enap.gov.br