Especialização em Gestão Pública (11ª edição)

A Especialização em Gestão Pública é um curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Enap desde 2002. O curso foi concebido de forma a aproximar os participantes das questões concretas da prática governamental, com estratégias de ensino teórico-aplicado, por meio de instrumentos didático-pedagógicos que facilitem a apropriação da realidade, sua análise e o enfrentamento de problemas.

Considerando  a  tradição  e  o  prestígio  que  a  Especialização  possui  no  âmbito  da Administração  Pública  Federal,  esta  nova  edição  mantém  as  bases  sobre  as  quais  foi originalmente concebida – a profissionalização em gestão pública – e amplia a oportunidade de aquisição e aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas ao possibilitar o direcionamento da formação de acordo com a atuação do servidor.

Inova, assim, ao facultar aos interessados especializarem-se em gestão pública com ênfase em uma entre duas áreas de concentração: Gestão Organizacional e Inovação e Gestão Estratégica de Pessoas. Ao mesmo tempo, avança ao abordar, de maneira mais aprofundada, o tema da inovação no setor público.

Nesta edição, serão ofertadas 80 vagas, sendo 40 para Gestão Organizacional e Inovação e 40 para Gestão Estratégica de Pessoas.


Objetivo do curso

Capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão pública, desenvolvendo competências para liderar, articular, gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora, considerando os desafios e as perspectivas da Administração Pública Federal para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, em suas respectivas áreas de atuação.

Objetivo da área de concentração Gestão Organizacional e Inovação: Desenvolver competências que possibilitem ao agente público contribuir, de maneira estratégica e inovadora, para o fortalecimento da gestão nas organizações públicas, com vistas à melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Objetivo da área de concentração Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolver  competências  que  possibilitem  ao  agente  público  contribuir  para  o fortalecimento da gestão estratégica de pessoas nas organizações públicas, com vistas à melhoria dos serviços prestados à sociedade.


Titulação

Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Organizacional e Inovação ou com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.


Estrutura e duração do curso

O curso tem carga horária total de 480 horas, a serem cursadas em até 20 meses, assim distribuídas:

•    231 horas de disciplinas obrigatórias do tronco comum, que correspondem ao conjunto de disciplinas básicas para as duas áreas de concentração;

•    189  horas  de  disciplinas  obrigatórias  específicas,  que correspondem ao conjunto de disciplinas da área de concentração escolhida pelo aluno;

•    60  horas de disciplinas optativas, que correspondem a disciplinas que deverão ser  cursadas  obrigatoriamente  e  escolhidas a partir de uma lista de oferta, que visam possibilitar o aprofundamento do conhecimento dos alunos em temas relacionados à gestão pública em geral ou à área de concentração específica.

Além da carga horária de 480 horas, o aluno terá o prazo de 120 dias para a entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).


Local e regime de aulas

As  aulas  ocorrerão  na  Enap,  localizada  no  Setor  de  Áreas  Isoladas  Sul  (SAIS) -  Área  2A - CEP.: 70610-900 - Brasília, DF. A carga horária semanal de aulas é de nove horas, distribuídas em três dias da semana, sendo dois dias no período noturno (das 19h às 22h) e um dia no período matutino (das 9h às 12h). A programação do curso contempla ainda dois momentos de atividades em período integral e dias consecutivos, para a disciplina inicial do curso (três dias) e para visitas técnicas ao final do curso (três dias), que serão definidos conforme o calendário do curso.


Processo seletivo

O  processo  seletivo  é  composto  de  três  fases,  a  serem  realizadas  na  Enap nas datas e horários constantes do calendário de atividades, e será conduzido por uma Comissão de Seleção formada por profissionais indicados pela Enap.

As provas serão realizadas em 28 de fevereiro de 2016 e o resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 6 de maio de 2016.  Consulte o Edital do processo seletivo da 11ª edição do curso de Especialização em Gestão Pública.


Inscrição

As inscrições para a seleção estiveram abertas de 11 de janeiro a 19 de fevereiro de 2016 e foram realizadas no portal da Enap.

Os candidatos classificados na prova objetiva deverão entregar o Memorial na Secretaria Escolar da Enap até o dia 14 de março de 2016, às 18h, ou via Sedex, desde que postado até o dia 11 de março de 2016.

Memorial: relato, em formato dissertativo, sobre a formação acadêmica do candidato, seu percurso profissional e seus objetivos em cursar a Especialização.


Locais de realização das provas

- Prova objetiva e redação – Enap (SAIS – Área 2A – Brasília, DF)

- Entrevistas – Enap (SAIS – Área 2A – Brasília, DF)


Editais e outros comunicados

04/03/16 - Edital de divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e da lista de candidatos cujas redações serão corrigidas
03/03/16 - Edital de Retificação do cálculo da Pontuação Máxima
26/02/16 - Edital de retificação do edital de divulgação das salas para realização de prova objetiva e de redação
24/02/16 - Edital de divulgação das salas para realização de prova objetiva e de redação
23/02/16 - Edital de convocação para realização da prova objetiva e de redação
11/01/16 - Edital de abertura
11/01/16 - Programa
11/01/16 - Regulamento dos cursos de especialização da Enap

Prova e Gabarito
29/02/16 - Prova objetiva e de redação
29/02/16 - Gabarito preliminar da prova objetiva


Informações:

Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Telefones: (61) 2020-3033 / (61) 2020-3109 / (61) 2020-3407
E-mail: cge@enap.gov.br