Programa para Formação de Lideranças

Para formar líderes, capazes de inovar e transformar suas organizações, a Enap está lançando uma série de programas para os ocupantes de cargos gerenciais em logística pública, tecnologia da informação e comunicações, gestão de pessoas e serviços públicos.

Desenvolvidos a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais, os programas agregam conhecimentos e as melhores práticas nacionais e internacionais em gestão pública, desenvolvimento gerencial e temas técnicos.

As estratégias de ensino, de caráter crítico-reflexivo e aplicado, levam em conta as competências, os estilos de aprendizagem e as necessidades específicas de cada um dos grupos de gerentes públicos.

Com a metodologia flipped classroom, os participantes assistem aulas, leem textos, pesquisam e discutem online para, em seguida, aprofundar os conceitos em estudos de caso e oficinas presenciais, proporcionando uma experiência educacional inovadora e customizada.

Líderes são avaliados e desenvolvidos com base em modelos de raciocínio e na habilidade de solucionar problemas e gerenciar projetos do mundo real. Ao longo dos programas, apoiados pelo mentoring dos especialistas da Enap, os participantes desenvolvem um problema, que contribuirá para melhorar o desempenho de suas equipes e organizações.

O programa também possibilita a construção de uma valiosa rede de relacionamentos, que permitirá compartilhar experiências e soluções para os problemas e desafios comuns dos gerentes setoriais do governo federal.

 

    • Desenvolvimento do Problema (30h)
    • Ao longo do curso, os participantes desenvolverão um problema real, relacionado à sua área de atuação em seu órgão de origem. O problema, requisito de admissão, será desenvolvido ao longo do programa, e seus resultados serão apresentados como trabalho de conclusão, condicionando a obtenção do certificado.
    • Gestão Pública (30h)
      • - Empreendimentos públicos e sua administração
      • - Organização administrativa
      • - Gestão estratégica de organizações públicas
      • - Controle da gestão
      • - Gestão operacional
      • - Solução de problemas orientada ao design para gestão pública
    • Desenvolvimento Gerencial(30h)
      • - Papel do líder: autopercepção do estilo de liderança e responsabilização
      • - Visão sistêmica, construção de estratégias e engajamento de partes interessadas
      • - Comunicação e suporte aos resultados
      • - Gestão de equipes
      • - Gestão de conflitos, tomada de decisão nas equipes e aprendizagem
      • - Pensamento paradoxal, gestão da mudança e inovação
    • Serviços públicos (50h)
      • - Novas relações entre Estado e cidadãos na sociedade na informação
      • - Governança digital: serviços, informação e participação
      • - Serviços públicos digitais: governo como plataforma e experiência do usuário
      • - Gestão do conhecimento, aprendizagem, colaboração e inovação em serviços públicos
      • - Gestão de processos e projetos de melhoria de serviços públicos
      • - Avaliação de serviços: comunicação, atendimento e relacionamento com usuários
    • Logística (50h)
      • - Fundamentos da logística pública
      • - Governança, planejamento e gestão de riscos na logística pública
      • - Contratação de bens e serviços
      • - Cadeia de suprimentos, análise de mercado e gestão de fornecedores
      • - Gestão de patrimônio
      • - Gestão de almoxarifados
      • - Sustentabilidade e inovação na logística pública
    • Tecnologia da Informação e Comunicações (50h)
      • - TIC no setor público brasileiro
      • - Gestão estratégica de TIC
      • - Contratações de TIC
      • - Gestão da infraestrutura e serviços de TIC
      • - Gestão de sistemas de informação
      • Gestão da segurança da informação e comunicações
    • Gestão de pessoas (50h)
      • - Gestão de pessoas no setor público
      • - Gestão estratégica de pessoas
      • - Gerenciamento da infraestrutura
      • - Infraestrutura de gestão de pessoas
      • - Gerenciamento da transformação e da mudança
      • - Gestão da contribuição das pessoas
    • Serviços públicos (50h)
      • - Novas relações entre Estado e cidadãos na sociedade na informação
      • - Governança digital: serviços, informação e participação
      • - Serviços públicos digitais: governo como plataforma e experiência do usuário
      • - Gestão do conhecimento, aprendizagem, colaboração e inovação em serviços públicos
      • - Gestão de processos e projetos de melhoria de serviços públicos
      • - Avaliação de serviços: comunicação, atendimento e relacionamento com usuários