Gênero e Políticas Públicas: autonomia política, democracia paritária e empoderamento das mulheres

Sobre o curso


Ementa

Conceitos e teorias sobre o papel do Estado no aprofundamento democrático, a partir do enfoque sobre as perspectivas de gênero. Parte-se da evolução histórica dos direitos das mulheres no Brasil e na América Latina para ressaltar o papel do Estado, tanto na implementação de políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades de gênero, quanto na promoção de estratégias da representação políticas paritária de gênero.

Objetivo

Ao final do curso, o participante estará familiarizado com: conceitos introdutórios e marcos legais das lutas por direitos das mulheres e história de suas mobilizações políticas; o papel do Estado e das políticas públicas na promoção da igualdade de gênero; a evolução do enfrentamento ás desigualdades de gênero na América Latina e no Brasil; como, quando e porque as questões de gênero são importantes em políticas públicas;desafios da representação política das mulheres: como reconstruir a democracia com paridade de gênero. 

 

Público-alvo

Este curso é direcionado às servidoras públicas e servidores públicos federais pertencentes às carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Coordenação-Geral de Formação: Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Planejamento e Orçamento (APO), Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Especialista em Infraestrutura Sênior (EIE), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), Analista em Tecnologia da Informação (ATI)e Especialista em Regulação (ER). Também é destinado às servidoras públicas e aos servidores públicos da América Latina. 

 

Docente:

Marlise Matos - Professora do Departamento de Ciência Política daUniversidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG/UFMG). Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas (SBI/IUPERJ).

O curso também contará com a participação da professora uruguaia Ana Gabriela Fernandez, doutoranda em Gênero e Diversidade pela Universidade de Oviedo, Espanha.  Consultora em temas de gênero e igualdade de oportunidades. Atualmente, é Vice-diretora da Flacso Uruguai.

 

Período:

Seminário: 11 de junho (14h às 18h) e 12 de junho de 2018 (09h às 18h)

Aulas: 13, 14 e 15 de junho de 2018, de 08h30 às 12h30 e 14h às 18h. 

 

Carga horária:

40 horas, sendo 36 presencias e 04 não presenciais. 

 

Pré-Inscrição

A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link abaixo e a matrícula será confirmada por e-mail.