Lideranças em Orçamento e Finanças

Sobre o curso


Público Alvo

  • Servidores públicos que ocupem cargos de coordenadores-gerais da área de Orçamento e Finanças do Poder Executivo do governo federal, que gerenciam equipes e que estejam lotados preferencialmente em Ministérios.

Objetivos de aprendizagem

  • A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais em orçamento, finanças, gestão pública e desenvolvimento gerencial. Desenvolvido a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais da área, tem como público-alvo ocupantes de cargos gerenciais em organizações do governo federal em uma das áreas estruturantes da Administração Pública: as áreas orçamentárias e financeiras. 


Principais Tópicos

    • Desafio Inovação

    - Aula inaugural

    - Exploração e definição do problema

    - Imersão no contexto do problema

    - Ideação, prototipação e modelagem do projeto

    - Apresentação dos projetos de inovação

    • Desenvolvimento gerencial

    - A prática e as atitudes do gestor

    - As relações gerenciais como instrumento de mudança

    - Gestores, estruturas e resultados

    • Orçamento e finanças

    - Tópicos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal

    - Tópicos sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias

    - Aspectos Fiscais do Orçamento

    - Novo regime fiscal: teto de gastos

    - Orçamento impositivo

    - Alterações orçamentárias

    - Programação orçamentária

     


Metodologia

    • Currículo atual, multidisciplinar e focado na inovação
    • Os cursos do PDL estruturam-se em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa real e elaborar um plano de mudança.
    • Sala de aula invertida 
    • Nos cursos do PDL os participantes têm acesso a materiais didáticos dinâmicos, com vídeos, textos, pesquisas, atividades e fóruns de discussão online, que podem ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.
    • Ensino prático e aplicado 
    • Nos encontros presenciais, facilitadores com experiência prática e acadêmica mediarão palestras inspiracionais, experiências reais, estudos de caso e aplicação de ferramentas de criação e produtividade, de forma colaborativa e autorreflexiva. 
    • Aprendizagem horizontal e formação de redes profissionais
    • O espaço de aprendizagem colaborativa do PDL fomenta a cocriação de conhecimento e a formação de laços entre os participantes, expandindo redes e criando comunidades profissionais estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado brasileiro.
    • Feedback dos desafios de governo
    • As abordagens pedagógicas do PDL fomentam a produção de dados e informações que permitirão conhecer, de forma crítica e qualificada, o real panorama das organizações públicas atuais, contribuindo para a produção e disseminação de conhecimento.

Carga horária

110 horas

Outras informações

  • Horário das aulas: 1 aula por semana no período da manhã, com exceção das aulas relacionadas aos eixos Desenvolvimento Gerencial e Desafio Inovação que acontecerão em período integral.
  • Calendário das aulas presenciais
  • Cronograma detalhado do curso
  • Certificação: O aluno deverá participar de 80% da carga presencial do curso e ser aprovado no Trabalho Final do curso (Plano de Mudança) para receber certificação.
  • Local: Enap
  • Valor: Gratuito
  • Contato: desenvolvimentodeliderancas@enap.gov.br