Promoção à Saúde do Servidor

Sobre o curso


Público Alvo

Servidores públicos federais que tenham sido SELECIONADOS pelo Departamento de Remuneração e Benefícios do Servidor - DEREB e que sejam diretamente envolvidos com atividades de gerenciamento de projetos na área da saúde, que atuam nas áreas de Saúde e Gestão de Pessoas dos órgãos que compõem o Sistema de Pessoal Civil - SIPEC, com permissões para utilização do sistema Siape Saúde.

Objetivos de aprendizagem

Este curso tem como objetivo apresentar as funcionalidades relacionadas ao módulo de promoção à saúde do servidor, disponível no Siape Saúde, o qual compõe o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE. Constitui-se uma ferramenta essencial para o acompanhamento da saúde do servidor, de maneira continuada e sistematizada, refletindo com impactos positivos na vida e no trabalho dos servidores públicos federais.

Ao final do curso, espera-se que você seja capaz de:

  • Reconhecer a importância do acompanhamento e gestão de projetos, programas e ações de promoção à saúde do trabalhador;
  • Identificar os principais marcos na evolução da promoção à saúde do trabalhador no brasil;
  • Reconhecer as etapas de um projeto na área da saúde;
  • Conhecer todas as funcionalidades do sistema operacional disponível no Siape Saúde necessários para a utilização do módulo.

Principais Tópicos

    • Conceitos relacionados com a promoção à saúde e a evolução do tema.

    • Composição do módulo de Promoção à Saúde no Siape e a participação do servidor.

    • Ações realizadas pela Equipe de Promoção no sistema.

Metodologia

  • Este curso será realizado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas.

    Essa modalidade privilegia a autonomia do estudante que estabelece sua própria rotina de estudos e pode realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local que tenha acesso à internet.

    Importante!
    Esse curso é com tutoria. Você contará com o apoio virtual de um tutor ou uma tutora em caso de dúvidas, nas interações em fóruns e na correção de atividades.  Fique à vontade para entrar em contato com seu tutor ou sua tutora sempre que necessário!


Carga horária

30 horas

Outras informações

Desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria de Gestão - SEGES/MPDG, visa apresentar as funcionalidades relacionadas ao Módulo de Promoção à Saúde do Servidor, disponível no Siape Saúde, que compõe o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Este é um curso gratuito, sem cobrança de quaisquer custos ou taxas.

Sugere-se a dedicação média de 7 horas por semana para o cumprimento de todas as atividades e consecução dos objetivos propostos, visto que o curso tem 4 semanas de duração.

Para ser considerado concluinte, o participante deve obter o mínimo de 70% de aproveitamento nas atividades do curso. 

As atividades a distância poderão ser realizadas por meio de diferentes dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc) uma vez que a plataforma da Escola Virtual Enap é responsiva, ou seja, permite a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.

O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem SPOC, acessível pelo endereço: https://spoc.enap.gov.br

Seleção do candidato


Para seleção de candidato, além de pertencer ao público-alvo, serão considerados os seguintes critérios:  


  • Preenchimento completo do cadastro no sítio da Enap.
  • Ser servidor público federal
  • Ordem cronológica de solicitação de inscrição.
  • Desempenho de atividades correlatas. 
  • Histórico de desistências e/ou reprovações deste e de outros cursos em oportunidades anteriores.
  • Preenchimento adequado da justificativa de interesse pela capacitação.

*O texto da justificativa deverá, obrigatoriamente, abordar:

a) Relação entre os objetivos de aprendizagem do curso e as atividades desempenhadas no trabalho pelo servidor. 

b) Familiaridade com os principais tópicos do curso. 

c) Disponibilidade para a dedicação diária recomendada. 

d) Relacionamento com cursos a distância (hábito de realizar cursos desse tipo, facilidade para utilizar ambientes virtuais de aprendizagem, etc.).

Importante! Caso o estudante perceba que, por qualquer motivo, não terá a disponibilidade de tempo indicada para dedicação ao curso, será possível cancelar a inscrição. Se o curso ainda não tiver começado, a inscrição poderá ser cancelada por meio do Histórico do Aluno no Portal da Enap. Caso já tenha começado, ela poderá ser cancelada, em até 15 dias, por meio da página do curso na Enap Virtual.