Internacional

Alinhada às diretrizes do planejamento estratégico da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Assessoria de Cooperação Internacional trabalha de maneira associada às áreas de Ensino e Pesquisa, identificando temas pertinentes em gestão pública que possam receber aportes por meio do intercâmbio com instituições e especialistas estrangeiros, bem como definindo prioridades e capacidades da Escola na gestão de projetos de cooperação técnica internacional.
 
Atua na execução e divulgação de eventos de capacitação internacionais; colabora na realização de eventos de aprendizagem em temas relacionados à gestão da cooperação técnica internacional; bem como faz interlocução com o Ministério das Relações Exteriores, agências estrangeiras e embaixadas, visando apoiar iniciativas em gestão pública da Enap e de outras instituições do Governo Federal.
 
A Assessoria de Cooperação Internacional realiza, ainda, o assessoramento a dirigentes e técnicos da Enap em visitas técnicas, congressos, apresentações e cursos no exterior; recepciona delegações estrangeiras; organiza e coordena eventos internacionais; coordena a atuação da Enap em redes e foros internacionais; fomenta a internacionalização dos conteúdos das capacitações da Escola e identifica fontes de financiamento para atividades internacionais.
 
No que se refere à cooperação Sul-Sul, a Enap define como prioritária a troca de conhecimentos e experiências com países em desenvolvimento da América Latina e da África (especialmente os de língua portuguesa), em ações de fortalecimento institucional de escolas de governo e, sobretudo, em prol de metodologias inovadoras de capacitação.
 
A Enap busca também, sempre que possível, colaborar com outras escolas de governo brasileiras, por intermédio do Sistema de Escolas de Governo da União e outras parcerias, visando simultaneamente descentralizar demandas de cooperação e contribuir para o fortalecimento institucional dessas entidades.
 
O investimento na cooperação com instituições nacionais e estrangeiras e na participação em redes de escolas de diversas abrangências tem propiciado à Enap muitos aprendizados, aproveitados para a ampliação de suas capacidades. Tem possibilitado, ainda, a disseminação de conhecimentos inovadores no campo da formação e da capacitação contínua de servidores públicos.