Cadernos Enap

Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando Estado e administração.

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Governança de sistemas de avaliação em perspectiva comparada

Número 47

Governança de sistemas de avaliação em perspectiva comparada
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Governança de sistemas de avaliação em perspectiva comparada

Autor(es) Fernando Filgueiras e Lúcia Queiroz

A publicação explora e compara sistemas de avaliação de políticas públicas, tendo em vista oito experiências: Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, México e Suécia. O objetivo central do estudo é compreender a governança dos sistemas de avaliação, observando suas diferenças e similitudes quanto ao contexto político em que operam, o arranjo institucional do sistema de avaliação e o resultado que esses arranjos promovem em termos de aperfeiçoamento institucional das políticas públicas e de fortalecimento do processo de accountability.


Burocracia federal da área de infraestrutura: perfil, trajetória, atuação e percepções

Número 46

Burocracia federal da área de infraestrutura: perfil, trajetória, atuação e percepções
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Burocracia federal da área de infraestrutura: perfil, trajetória, atuação e percepções

Autor(es) Alessandro Freire, Ana Karine Pereira, Jean Marlo Pepino de Paula, Márcia Nascimento Henriques Knop, Pedro Assumpção Alves, Pedro Lucas de Moura Palotti e Pedro Luiz Costa Cavalcante

Na presente pesquisa, Enap e Ipea somaram esforços para ampliar o conhecimento sobre os servidores e empregados públicos federais atuantes no setor de infraestrutura. O caderno visa criar subsídios para orientação da tomada de decisão em um campo de políticas públicas ainda pouco explorado pelas universidades e centros de pesquisa brasileiros. Em complemento, pretende-se dar novos passos para a compreensão dos desafios para a consolidação da burocracia pública e, por conseguinte, da gestão pública na Administração Pública Federal, como objeto de estudo e reflexão.


Gestão de Pessoas no Governo Federal: Análise da Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

Número 45

Gestão de Pessoas no Governo Federal: Análise da Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal
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Gestão de Pessoas no Governo Federal: Análise da Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

Autor(es) Marizaura Reis de Souza Camões e Pedro Paulo Murce Meneses

A publicação foi dividida da seguinte forma: Gestão estratégica de pessoas; Gestão de pessoas na administração pública; Gestão de pessoas na administração pública brasileira; Análise de políticas públicas; O processo de implementação de políticas públicas; Procedimentos metodológicos; Resultados; Considerações finais; e Referências.


Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual

Número 44

Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual
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Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual

Autor(es) Ana Luiza Aranha e Fernando Filgueiras

A publicação foi dividida da seguida forma: Introdução; Mudança institucional e incrementalismo; O caso do Brasil: a mudança das instituições de accountability; Metodologia, evidências e análise dos dados; O fluxo processual das instituições de accountability no Brasil; A lógica por trás das interações: competição ou cooperação?; Discussão; Considerações Finais; e Referências. Seus autores são o diretor de Comunicação e Pesquisa da Enap e doutor em Ciência Política, Fernando Filgueiras, e a doutora em Ciência Política, Ana Luiza Aranha.


Gestão de Convênios para Concedentes

Edição Especial

Gestão de Convênios para Concedentes
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Gestão de Convênios para Concedentes

Autor(es) Francisco José Pereira da Silva

O caderno foi elaborado a partir do curso presencial Gestão de Convênios para Concedentes. A publicação possui quatro unidades que abordam os seguintes assuntos: Conceitos Básicos do Sistema de Convênios (Siconv); Divulgação, Seleção e Formalização das Parcerias Intergovernamentais; Execução das Parcerias Governamentais; Prestação de Contas e Tomada de Contas Especial.


Gestão de Materiais

Edição Especial

Gestão de Materiais
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Gestão de Materiais

Autor(es) Renato Ribeiro Fenili

O caderno foi elaborado a partir do curso Gestão de Materiais. A publicação possui sete capítulos, que abordam, entre outros temas, a gestão de recursos materiais, a classificação de materiais, a gestão de estoques, a função compras, a gestão de almoxarifados e a gestão patrimonial na administração pública. Traz, ainda, cinco estudos de caso, que buscam apresentar aos alunos situações práticas sobre gestão de recursos materiais.


Escolas de governo: perfis, trajetórias e perspectivas

Número 43

Escolas de governo: perfis, trajetórias e perspectivas
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Escolas de governo: perfis, trajetórias e perspectivas

Organizador(es) Ciro Campos Christo Fernandes, Pedro Lucas de Moura Palotti e Marizaura Reis de Souza Camões

O caderno visa contribuir para a reflexão sobre o conceito de escola de governo e suas implicações para a institucionalidade dessas organizações, por meio do levantamento de informações comparadas sobre as escolas de formação de servidores no Brasil e no ambiente internacional. O foco é identificar potenciais de intercâmbio de informações e de cooperação entre a Enap e parceiros nacionais e internacionais que possibilite a criação de uma base de dados e informações sobre o tema, para o fortalecimento da atuação permanente da Escola e do processo de tomada de decisão relacionado à temática das escolas de governo.


Servidores públicos federais: novos olhares e perspectivas

Número 42

Servidores públicos federais: novos olhares e perspectivas

Organizador(es) Pedro Palotti e Alessandro Freire

O caderno visa ampliar os diálogos sobre a composição, remuneração, recrutamento e aposentadoria dos servidores públicos federais. Os artigos reunidos têm, como ponto em comum, sua origem nas discussões realizadas com especialistas para a elaboração de folders da série Enap Estudos. Tal produção, ocorrida nos últimos dois anos, divulgou dados sobre a força de trabalho em âmbito federal, em formato acessível ao grande público.


Repositório Institucional da Enap: um processo de construção coletiva do conhecimento

Número 41

Repositório Institucional da Enap: um processo de construção coletiva do conhecimento

Autor(es) Claudia Cristina Muller e Keicielle Schimidt de Oliveira

O caderno apresenta o desenvolvimento do Repositório Institucional da Enap, e possui a seguinte organização: (i) introdução, onde se contextualiza o repositório, coloca-se os principais objetivos e benefícios; (ii) a concepção e o planejamento do repositório, onde há uma destaque para o benchmarking e o processo de construção coletiva para se obter o melhor modelo de organização e disponibilização da produção intelectual da Enap; (iii) a implementação do repositório, destacando as políticas adotadas, a arquitetura da informação, o conjunto de metadados, a política de direitos autorais e o acesso aberto, as estratégias de fluxo de submissão de objetos digitais e a cobertura temática; (iv) a disseminação e gestão do repositório, tratando de temas como a capacitação das equipes, o povoamento do repositório, estratégias de divulgação e o monitoramento, avaliação e evolução do repositório; e finalmente (v) as lições aprendidas, onde se menciona quais os desafios enfrentados e estratégias para construir um sistema de gestão da informação utilizando a inteligência coletiva da Enap, para se chegar a um serviço robusto e uma prática de gestão do conhecimento sustentável.


Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização

Número 40

Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização

Autor(es) Diogo Fonseca, Joselene Lemos, Marcelo Torres e Marizaura Camões

O Caderno tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), voltada para o levantamento e sistematização de informações de Escolas de Governo, com vistas a delinear perfis e oferecer suporte a programas estratégicos de integração e fortalecimento dessas instituições. A publicação descreve, em sete capítulos, a sequência dos estudos realizados e apresenta dados inéditos e inovadores. Fornece, ainda, subsídios para apoiar os processos decisórios necessários à maior articulação entre as Escolas de Governo, com vista à consolidação de um sistema de oferta formativa condizente com os desafios postos à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto nº 5707/2006.


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