Cadernos EIAPP

Os textos das coletâneas Cadernos EIAPP são desdobramentos das atividades de cursos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no contexto da Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP), vinculada ao Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). 

São trabalhos que avançam no conhecimento dos temas abordados nas capacitações, produzidos por dirigentes, técnicos e acadêmicos diretamente envolvidos com a ação governamental em países latino-americanos membros do Clad. Trazem contribuições que se distinguem pela atualidade e sentido prático, posto que elaborados também com o propósito de sugerir linhas de ação aos governos. Refletem o desafio de pensar os conteúdos dos programas sob a perspectiva da agenda regional.

Para a Enap, realizar os cursos para a EIAPP representa uma oportunidade de cooperar com o fortalecimento da gestão pública na Ibero-América, por meio da capacitação de técnicos de alto nível e dirigentes, bem como uma oportunidade de conhecer de outras realidades temas relevantes para a gestão pública brasileira. Os investimentos para a realização dessas atividades internacionais corroboram os compromissos do Governo Brasileiro com a solidariedade e apoio aos países da região, da mesma forma que atraem, por meio desses intercâmbios, fontes de inovação e de desenvolvimento institucional. 

A EIAPP surgiu em meados da primeira década deste século com a missão de articular e coordenar o intercâmbio de informações e de experiências, promover a criação de sinergias e realizar ações de cooperação internacional para a formação de dirigentes e servidores públicos, em conformidade com a Carta Ibero-americana para a Função Pública e com o Código Ibero-americano de Bom Governo. 

O propósito da EIAPP é o de fortalecer as instituições democráticas, elevar a capacidade de gestão dos Estados e consolidar sistemas de função pública profissionais na Ibero-América. Os cursos da EIAPP privilegiam conteúdos aplicados e têm como público-alvo dirigentes e técnicos que atuam em escolas sob administração governamental ou em órgãos e entidades ibero-americanos.

Reflexões para Ibero-América - Planejamento Estratégico

Reflexões para Ibero-América - Planejamento Estratégico

Ano de publicação:2009 Download

Reflexões para Ibero-América Avaliação de Programas Sociais

Reflexões para Ibero-América Avaliação de Programas Sociais

Ano de publicação:2009 Download

Planejamento Estratégico Governamental em Contexto Democrático: Lições da América Latina

Planejamento Estratégico Governamental em Contexto Democrático: Lições da América Latina

Ano de publicação:2014 Download