Notícias

« Voltar

X Congresso Consad debate sobre gestão pública

X Congresso Consad debate sobre gestão pública

Por: CGCE

Publicação: 10/07/2017 | 14:12

Última modificação: 10/07/2017 | 14:31

Teve fim, na última sexta-feira (7), a 10ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Durante os três dias de evento estudantes, servidores públicos e especialistas em Gestão Pública estiveram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para discutir o atual cenário econômico e político do país.

Foram realizadas palestras, conferências e painéis. Entre os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico do congresso, estavam os dos gestores Ciro Fernandes e Marizaura Camões, representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com os painéis Compras públicas: agendas, problemas e avanços no período 2008/2016 e Inovação e gestão de pessoas no setor público: necessidades de novos olhares, respectivamente.

Segundo Ciro, “ao longo dos anos, a introdução de novos formatos de compra e contratação e de ferramentas de gestão das compras públicas, utilizando as tecnologias da informática, se expandiu consideravelmente em diversos estados e mais recentemente, nos municípios”. Para ele, “os trabalhos apresentados nos Congressos Consad retratam este avanço, mas também indicam limitações e desafios que precisam ser enfrentados nos próximos anos. O principal é a necessidade de estruturar o ciclo do suprimento na administração pública, introduzindo processos e padrões para todas as etapas das compras públicas, desde a identificação das necessidades até o controle do consumo e dos serviços prestados pelos terceirizados. Para avançar nesta direção é importante organizar, qualificar e criar incentivos para o pessoal que atua na área, além de aprofundar a informatização das rotinas”.

O presidente da Enap, Francisco Gaetani, também esteve no Consad como mediador da mesa de encerramento do evento. Já o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Fernando Filgueiras, presidiu a mesa do painel Boas práticas de gestão no serviço público.

Durante o Consad também foi lançado o livro Governos que servem: Inovações que estão melhorando a prestação de serviços aos cidadãos. A publicação é fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Enap), e aborda os diferentes aspectos e desafios para uma prestação de serviços públicos eficiente, eficaz e inovadora. Revela também que existe uma grande oportunidade na região para a melhoria da relação entre governos e cidadãos, com base na criação de instrumentos que permitam uma maior integração de serviços, simplificação de procedimentos e melhoria da gestão. A publicação está disponível em espanhol e português.

A Enap ainda esteve presente por meio de um estande, onde os participantes puderam adquirir as publicações da Escola e conhecer melhor o trabalho de pesquisa desenvolvido pela instituição. Ao longo dos dias do Consad, foram distribuídas 1490 publicações.

Informações: www.consad.org.br

Foto: Rosivaldo Moreira.