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Tem início curso sobre liderança e inovação em contextos de mudança

Tem início curso sobre liderança e inovação em contextos de mudança

Por: CGCE

Publicação: 10/08/2017 | 20:19

Última modificação: 10/08/2017 | 20:29

Teve início, nesta quinta-feira (10), o Curso Liderança e Inovação em Contextos de Mudança, iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Harvard Kennedy School (HKS). Ministrada pelos professores da HKS, David Eaves, Sanderijn Cels e Jim Tull, a capacitação tem como público-alvo altos dirigentes da Administração Pública brasileira: secretários-executivos, secretários nacionais, diretores e assessores de ministérios e da Presidência da República, dirigentes de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e de economia mista.

A diretora de Formação Profissional e Especialização da Enap, Iara Alves, deu abertura ao curso, apresentando os professores. Sobre a capacitação, ressaltou: “O Programa de Altos Executivos é muito importante para a Escola. Estamos felizes que a primeira edição do curso tenha sido um sucesso, e que temos a oportunidade de iniciar hoje a segunda edição”.

Ao final da apresentação, Jim Tull destacou que é necessário fazer uma reflexão sobre a inovação, as dificuldades em inovar e sobre quais são as características essenciais dos inovadores. “Se fosse fácil inovar, não faríamos cursos sobre o tema. Precisamos prestar atenção no que inovadores fazem, no que nós estamos fazendo, e no que podemos melhorar”, disse.

Sobre o curso - Durante a capacitação, os professores falarão sobre Gestão Estratégica no Setor Público; Liderança Adaptativa; Engajamento na Plataforma Digital; Gestão Ágil de Projetos Públicos; Inovação no Setor Público; Negociação Baseada em Princípios; e Inovação Política.

Este programa, customizado para a Enap, explora novos métodos de trabalho cruzando jurisdições e setores tradicionais para identifi­car, entender e enfrentar problemas sociais emergentes. O curso abordará diversos aspectos referentes às capacidades para o desenvolvimento e atuação de lideranças inovadoras no contexto das organizações públicas, utilizando metodologias participativas apoiadas em estudos de caso e simulações, instrumentos que favorecem a reflexão e o incentivo à atuação proativa dos participantes no contexto do trabalho.