Notícias

« Voltar

Solução na área da educação vence Hackathon Inova Brasília

Solução na área da educação vence Hackathon Inova Brasília

Por: CGCE

Publicação: 19/06/2017 | 17:48

Última modificação: 19/06/2017 | 17:55

Teve fim na noite do último sábado (17) o Hackathon Inova Brasília, atividade que teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas, bem como fomentar iniciativas inovadoras em prol da melhoria de políticas públicas para o bem-estar da sociedade, nos seguintes eixos-temáticos: Educação, Mobilidade e Segurança Pública. O evento foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o governo de Brasília e o Instituto Campus Party e teve como grande vencedor a equipe Matrícula@seDF, que ficou em primeiro lugar com um projeto para acelerar as matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Com projetos em segurança e mobilidade, também foram premiadas as equipes Salvaguarda, Go By Bus e Buscolar, que ficaram na segunda, terceira e quarta colocação, respectivamente. Os participantes das quatro equipes finalistas ganharam ingressos para a Campus Party 2018, que será realizada em São Paulo.

No Hackathon Inova Brasília, competição da Campus Party para criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, os participantes foram divididos em grupos de quatro pessoas com o propósito de desenvolver projetos com a melhor solução tecnológica para os problemas propostos, com a criação de um aplicativo. O júri foi composto por representantes dos governos federal e distrital, da Universidade de Brasília e da organização não governamental Observatório Social. Para avaliação, foram utilizados os critérios de interesse público e impacto social, viabilidade técnica e inovação.

Para o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida, "o Hackathon consolida uma visão transformadora de governo aberto. É o governo não apenas dialogando e ouvindo o cidadão, mas também permitindo que os indivíduos contribuam diretamente para o desenvolvimento das políticas públicas e para a melhoria da vida de todos. Nesse sentido, a experiência foi um sucesso e permitiu um aprendizado recíproco que pode orientar o desenvolvimento de novas atividades na mesma direção".

A Campus Party é o maior evento de tecnologia, internet e inovação do mundo. Esta edição aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e contou com mais de 250 horas de conteúdo, com palestrantes divididos em quatro palcos: principal, de criatividade e entretenimento, de inovação e de ciência. Além de palestras e oficinas, o local recepcionou a Campus Future, com exposição de projetos acadêmicos inovadores e o programa Startup & Makers. Para a edição brasiliense, 50 startups foram selecionadas.

Hackathon - A palavra vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que movimenta toda a área de tecnologia de uma empresa, podendo durar dias e ser totalmente focada no desenvolvimento de soluções que possam impactar a organização, tanto interna quanto externamente. Hackathons já fazem parte do cotidiano das empresas mais inovadoras e lucrativas do mundo, como o Facebook e o Google. No Brasil, cada vez mais instituições encontraram nessa ação uma solução para exercer a criatividade de seus colaboradores e obter soluções para as mais variadas questões do dia a dia.