Notícias

« Voltar

Reunião do Segu discute ações de capacitação, educação a distância e gestão do conhecimento

Reunião do Segu discute ações de capacitação, educação a distância e gestão do conhecimento

Por: Ascom

Publicação: 05/12/2017 | 11:24

Última modificação: 05/12/2017 | 00:32

Trabalhar juntos e em parceria. Essa é a aspiração do presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Francisco Gaetani, declarada na abertura da Reunião do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu). A atividade acontece nesta terça-feira (5), no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.

Segundo Gaetani, o ensino evoluiu muito com a ajuda da tecnologia e das novas ferramentas tecnológicas que vieram para facilitar a aprendizagem. "Nós precisamos aproveitar o poder das tecnologias e desenvolver novas capacidades. Pensar e construir juntos as novas plataformas, onde possamos aprender e conviver em conjunto", disse.

Na ocasião, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida, destacou que "a qualificação do servidor público qualifica o serviço público". Para ele, "o servidor público deve ser visto como um agente de transformação".

Ao longo do dia, serão realizadas palestras e painéis sobre os seguintes temas: Mapeamento e diagnóstico de demandas por ações de capacitação; Tendências em Gestão do Conhecimento; Ciência de Dados: o desafio de criar uma cultura de tomada de decisão baseada em dados; Oferta de cursos em EaD; Manutenção do credenciamento junto ao MEC para programas de pós-graduação lato sensu; Pontos controvertidos das contratações nacionais e internacionais de instituições de ensino; e Gestão do conhecimento nas Escolas de Governo.

Sobre o Segu – O Sistema de Escolas de Governo da União (Segu) está previsto no Decreto nº  5.707,  de  23  de  fevereiro  de  2006,  que  institui  a  Política  Nacional  de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).

O sistema tem como objetivos subsidiar o processo decisório do Comitê Gestor da PNDP; apoiar e disseminar a implementação da Política; potencializar as ações de capacitação dos servidores públicos; além de elaborar e executar o Programa de Capacitação Gerencial de Pessoal Civil, coordenado pela Enap. Atualmente, o sistema é composto por 21 Escolas de Governo da União, tendo a Enap como coordenadora, atribuição dada pelo Decreto nº 5.707/2006.