Notícias

« Voltar

Participantes falam sobre experiência no curso sobre expressão espontânea e comunicação efetiva

Participantes falam sobre experiência no curso sobre expressão espontânea e comunicação efetiva

Por: Ascom

Publicação: 06/10/2017 | 00:00

Última modificação: 06/10/2017 | 00:09

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, durante todo o mês de agosto, o curso Da Expressão Espontânea à Comunicação Efetiva. A capacitação fez parte do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Escola e foi ministrado pelo professor Eduardo Mattedi.

A atividade teve objetivo é levar os participantes a desenvolverem habilidades relacionadas à comunicação e a relações interpessoais nas organizações em um ambiente lúdico, recorrendo a técnicas básicas do movimento e comunicação corporal para promover a autoconsciência e autoconfiança na atuação profissional, capacidade de liderar e melhoria do desempenho em apresentações e entrevistas. Confira os depoimentos dos participantes.

Durante o curso foi utilizado o método da improvisação, com as seguintes atividades práticas: jogos em grupos; montagens de cenas; e exercícios de sensibilização e emoção, prontidão, criatividade e consciência espacial. Os exercícios, seguidos de feedbacks, visam proporcionar a percepção do corpo e da voz, além de maior atenção aos pensamentos e emoções. A autoeducação do movimento, eixo central do curso, permite que o sujeito torne mais eficaz sua atuação, tanto para grandes plateias, como para pequenos grupos, seja gerenciando equipes ou interagindo com a mídia e o público.

Para o professor Eduardo Mattedi, “o uso de técnicas de teatro para trabalhar com a consciência da expressão de cada um é um diferencial necessário, pois o poder da comunicação no contexto de grandes mudanças em que vivemos é essencial”.

Sobre a metodologia do curso - A metodologia de teatro executivo não pretende formar atores, e sim utilizar ferramentas e exercícios de artes cênicas para potencializar a capacidade de cada um de falar em público e aprimorar a atenção e a percepção do outro, desenvolvendo habilidades de comunicação primordiais na rotina de reuniões corporativas ou mesmo em apresentações em seminários.

Este método já vem sendo utilizado por empresas multinacionais para desenvolvimento de competências em comunicação de executivos.

Confira o vídeo: