Notícias

« Voltar

Oficina de Tecnologias Assistivas na Acessibilização de Conteúdos é realizada na Enap

Oficina de Tecnologias Assistivas na Acessibilização de Conteúdos é realizada na Enap

Por: CGCE

Publicação: 12/09/2017 | 18:43

Última modificação: 12/09/2017 | 18:53

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta terça-feira (12), a Oficina de Tecnologias Assistivas na Acessibilização de Conteúdos. A atividade, que faz parte da programação da Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência, foi ministrada pela jornalista e mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação, Tina Fonseca.

Durante a oficina, Tina abordou diversos temas ligados às tecnologias assistivas, como a definição de deficiência; a definição de tecnologia assistiva; a classificação de uso dessas tecnologias; adequação razoável x acessibilidade plena; categorias de tecnologias assistivas; e como fazer com que essas tecnologias sejam usadas de forma eficiente.

A palestrante destacou que seu interesse pelo assunto surgiu quando ela percebeu que, “em uma sociedade que cada vez mais compartilha um volume maior de imagens, eram muito poucas as que possuíam algum recurso de acessibilidade”. “Antigamente, tínhamos uma riqueza de detalhes descritivos, como os usados em radionovelas, mas fomos perdendo isso com o tempo, e com a facilidade que temos em compartilhar os mais variados tipos de imagem. Então comecei a me preocupar em levar essas imagens para que não pode enxerga-las”, disse.

Ao final da oficina, a palestrante convidou os participantes a visitarem a Mostra Fotográfica COMOVER, que utiliza recursos que permitem o acesso às imagens por pessoas que não veem e a vivência, por pessoas que enxergam, de assistir à mostra na perspectiva de quem não vê.

Sobre a Semana de Inclusão - As atividades têm como objetivo ampliar a visibilidade sobre a agenda da promoção de direitos das pessoas com deficiência e debater desafios para a gestão das políticas públicas, dentre os quais se inserem a gestão inclusiva da máquina pública e o reconhecimento das especificidades das pessoas com deficiência, no sentido de promover a equiparação de direitos e oportunidades de participação social.    

programação da Semana de Inclusão reúne diversas atividades voltadas para experiências que buscam a construção de empatia em relação às pessoas com deficiência por aquelas que ainda não têm proximidade com a temática. Os debates foram organizados no sentido de envolver aspectos relacionados à gestão de recursos de acessibilidade para a superação das barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas, entre outras, para o alcance da efetividade das políticas públicas para esse segmento populacional.

A atividade é organizada pelo Comitê-Gestor do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap, instituído em 25 de julho de 2017, e conta com a parceria de diversas instituições e de ativistas que atuam na defesa de direitos das pessoas com deficiência.