Notícias

« Voltar

Grupos de trabalho do Conselhão discutem hoje na Enap soluções para a saúde e investimentos no Brasil

Grupos de trabalho do Conselhão discutem hoje na Enap soluções para a saúde e investimentos no Brasil

Por: Ascom

Publicação: 17/05/2017 | 11:05

Última modificação: 17/05/2017 | 11:10

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe, nesta quarta-feira (17), mais dois grupos de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que estarão envolvidos na discussão de soluções sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país. Ao longo do dia, os cerca de 60 conselheiros que participam dos grupos de trabalho tratarão sobre os temas de saúde e investimento e intermediação financeira.

“Temos pela frente o grande desafio de discutir e apresentar as recomendações que vão estimular o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil”, afirmou o presidente da Enap, Francisco Gaetani, na sessão de abertura dos grupos de trabalho. Para ele, os conselheiros, representantes da sociedade civil, são “os protagonistas de soluções criativas e relevantes” que levarão à retomada de crescimento do país.

Já a secretária do CDES, Patrícia Audi, ressaltou a importância das discussões estratégicas entre os grupos de trabalho. Segundo ela, o debate é formado por uma “discussão qualificada” sobre as prioridades do governo para o desenvolvimento. “O diálogo vai estabelecer a viabilidade e a possibilidade de que as recomendações do Conselho possam influenciar as políticas públicas a partir do entendimento do que vem a ser o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou a secretária do CDES.

Também presente na mesa de abertura do Conselhão, o ministro-chefe da Casa Civil e secretário-executivo do Conselho, Eliseu Padilha, destacou a importância da parceria estabelecida entre governo e sociedade civil, que se manifesta de diversas formas, e em especial no CDES. “O governo tem prestigiado o trabalho do Conselhão, através das recomendações e iniciativas construtivas, que ajudarão o Brasil a superar a recessão e retomar o crescimento e a geração de emprego”, avaliou.

Ao final dos trabalhos serão indicadas 15 novas recomendações pactuadas entre o conjunto de conselheiros e que serão apresentadas formalmente ao presidente da República durante a 47ª reunião plenária, a ser realizada no dia 6 de junho, no Palácio do Planalto, em Brasília. As proposições visam contribuir com o governo na sustentação do desenvolvimento econômico e social.

Sobre – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), também conhecido como Conselhão, é um dos mais importantes instrumentos contemporâneos de participação social no Brasil, assim como ocorre em várias democracias pelo mundo, como França, Espanha, Holanda, África do Sul, Coréia do Sul, República Dominicana e Panamá. Seu trabalho consiste no assessoramento direto ao presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal – característica que o distingue dos demais conselhos de governo.