Notícias

« Voltar

GNPapo aborda novos avanços em governo aberto

GNPapo aborda novos avanços em governo aberto

Por: Ascom

Publicação: 23/05/2018 | 18:24

Última modificação: 23/05/2018 | 18:29

O GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o MindLab, realizou, nesta quarta-feira (23), mais uma edição do GNPapo – Conversa com inovadores de 2018, com o tema Novos avanços em governo aberto.

A atividade foi ministrada pelo professor titular em TIC e Governança e diretor da Seção de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade da Tecnologias de Informação, Políticas Públicas e Gestão da Universidade de Tecnologia de Delft, Marijn Janssen.

Durante sua apresentação, intitulada Governo Aberto: Abertura, Transparência e Accountability, Marijn Janssen falou sobre os mais recentes debates sobre governo aberto e seus impactos no desenho e implementação de políticas públicas.

Ele explicou os elementos necessários para se ter um Governo Aberto: abertura; transparência; accountability; participação; e confiança. "Governos são desenhados para serem como castelos, seguros. Mas temos que abrir os portões para que se saiba o que há dentro. Se você quer criar confiança, é preciso saber como fazê-lo", disse.

GNPapo – Conversa com Inovadores - Trata-se de um espaço de debate sobre ideias para inovação em governo, aberto a todos e voltado para servidores interessados em novas ferramentas e meios que aumentem a capacidade de inovar nos processos organizacionais e políticas públicas. O objetivo do encontro é reunir, periodicamente, em um espaço para o diálogo, pessoas que têm apresentado e implementado iniciativas inovadoras.

GNova - É um laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos. Apoia-se em metodologias do design thinking centradas em práticas colaborativas e na experimentação. Localizado na Enap, o laboratório possui um espaço diferenciado, equipe própria e colaboradores prontos a serem mobilizados para realização das atividades necessárias para cada projeto.

MindLab - É uma unidade cross-governamental de inovação dinamarquesa, que envolve cidadãos e empresas na criação de novas soluções para a sociedade. MindLab faz parte do novo acordo entre o Brasil e a Dinamarca de cooperação em inovação.