Notícias

« Voltar

GNova realiza workshop sobre Insights Comportamentais e Políticas Públicas no contexto brasileiro

GNova realiza workshop sobre Insights Comportamentais e Políticas Públicas no contexto brasileiro

Por: Ascom

Publicação: 12/03/2018 | 11:15

Última modificação: 12/03/2018 | 00:22

O GNova, laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou, na última sexta-feira (09), em Brasília-DF, o workshop Insights Comportamentais e Políticas Públicas no contexto brasileiro. A atividade consistiu em oficina com interessados no tema, para a discussão de possibilidades de aplicação de achados das ciências comportamentais nas políticas públicas brasileiras e contou com palestra ministrada pela economista sênior da Equipe Pobreza e Equidade do Banco Mundial, Anna Fruttero. Estiveram reunidos servidores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil das áreas de inovação e economia comportamental aplicada.

Um dos objetivos do workshop foi fomentar uma rede de disseminação de iniciativas adotadas até o momento no Brasil, bem como construir possibilidades de atuação conjunta. Atualmente, já há diversos estudos, projetos e iniciativas de políticas públicas alinhadas a insights comportamentais sendo implementadas no Brasil, mas essas ainda são pouco conhecidas do público em geral.

Na abertura, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, falou que a agenda é muito importante para as reformas estruturais do Estado brasileiro, destacando o trabalho em conjunto da comunidade envolvida com inovação e gestão pública. "Essa é uma agenda que vai crescer e prosperar, apenas se os envolvidos trabalharem em conjunto em prol de um objetivo comum", disse.

Essa ideia também foi defendida pelo diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida. De acordo com ele, "é essencial criar uma lógica de rede criativa e transformadora. Nosso trabalho é feito em três eixos: o de prospectar novas tendências; experimentar e ver o que funciona; e implementar e disseminar os resultados construídos em conjunto".

Em seguida, o coordenador-geral de Articulação Institucional, Ricardo Horta, comentou sobre a missão institucional da Enap e como a pauta de insights comportamentais tem se ancorado na Escola. Para ele, o evento se insere nesse conjunto de iniciativas. "A Enap tem diversificado seu portfólio de cursos, programas e eventos, e diversas parcerias com universidades e instituições internacionais" ressaltou, lembrando que em 12 de março inicia-se a 3ª Edição do Curso de Aperfeiçoamento de Economia Comportamental aplicada às Políticas Públicas na Enap.

Insigths comportamentais - Insight é uma palavra da língua inglesa cuja tradução para o português admite várias possibilidades, tais como "introspecção", "compreensão interna", "introvisão", "vislumbre". Os insights comportamentais nada mais são do que conhecimentos cientificamente testados sobre o comportamento humano, que permitem uma leitura mais realista e precisa de como funciona a mente e o comportamento social das pessoas.

Cada vez mais utilizados na formulação, implementação e avaliação de Políticas Públicas, os insights comportamentais já foram objeto de relatórios publicados pelo Banco Mundial (2015), pela OCDE (2017) e pela União Europeia (2016). Há diversas redes de praticantes e unidades de governo especificamente responsáveis pela aplicação de insights comportamentais atualmente em atividade em diversos países, como o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Canadá, Dinamarca e Finlândia, entre outros.

Em 2017, o ganhador do Prêmio Nobel de Economia foi Richard Thaler, economista conhecido por seu trabalho na aplicação da Economia Comportamental às Políticas Públicas – prática também conhecida como "Nudges" na literatura internacional.

A Enap vem investindo cada vez mais nessa agenda, tendo realizado eventos em 2017 dedicados ao tema, a exemplo de palestra em parceria com o Banco Mundial e palestras na 3ª Semana de Inovação.

Notícias relacionadas:

05/07/2017 - Especialista fala sobre os impactos da abordagem comportamental em Políticas Públicas

16/10/2017 - Enap e Ministério do Planejamento dão início à 3ª Semana de Inovação e realizam cerimônia de premiação do 21º Concurso Inovação