Notícias

« Voltar

G.N Papo debate o uso da tecnologia certa para engajar os cidadãos

G.N Papo debate o uso da tecnologia certa para engajar os cidadãos

Por: Ascom

Publicação: 13/04/2017 | 13:58

Última modificação: 25/04/2017 | 00:11

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (13), a oitava edição do G.N Papo – Conversa com Inovadores. Na ocasião, o diretor-executivo da MGov Brasil, doutor em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard e professor da Universidade de Zurich, na Suíça, Guilherme Lichand, apresentou a palestra A tecnologia certa adaptada para conectividade limitada, que abordou o uso da tecnologia certa para engajar cidadãos e avaliar impactos das políticas públicas.

Na abertura do encontro, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida, afirmou que o evento que está no contexto de como gerar inovação no governo. “Esse é um espaço criado para juntar gente interessante e interessada, com vontade de transformar e para aprender uns com os outros”, disse.

Almeida também falou sobre a Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov), organizada para integrar e estimular o compartilhamento de experiências e informações entre órgãos governamentais e atuar construção de um contexto favorável à inovação no setor público.

Em seguida, o palestrante Guilherme Lichand, fundador da MGov Brasil, uma consultoria de políticas públicas que oferece soluções baseadas em telefones celulares populares para avaliar ações de impacto social, falou sobre a melhor forma de alcançar o maior número de pessoas possível, através da tecnologia certa para cada contexto.

Segundo Lichand, é preciso ser “criativo e saber usar a tecnologia”. Desde 2015, a MGov Brasil tem expandido sua plataforma para incluir outras formas de contato com o público-alvo, como aplicativos adaptados para conectividade limitada (off-line) e questionários na internet (online).

Para ele, é de fundamental importância que a informação fornecida pelo usuário tenha um “impacto real sobre aqueles que, de fato, precisam dela”. “Nem sempre as iniciativas de impacto social oferecem soluções concretas para problemas reais. Nós [MGov]trabalhamos desenvolvendo produtos de comunicação inteligentes para o engajamento e avaliação, voltados ao desenvolvimento social”, explicou.

Guilherme também falou sobre fluxos de comunicação, engajamento do cidadão, inovação social, combinação de tecnologias, comportamentos e custo efetividade. Trouxe também exemplos bem sucedidos e as melhores práticas nos produtos desenvolvidos pela MGov, como por exemplo, o Conexão Rural, Programa EduqMais, Intercom, Poupemais e a Auditoria de Impacto.

Em 2014, Guilherme Lichand foi considerado pela revista Technology Review, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, um dos brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos.

Ao final da apresentação, a coordenadora-geral de Inovação da Enap, Andrea Andrade,  convidou o público presente a fazer suas perguntas e ponderações.

G.N Papo – Conversa com Inovadores – Trata-se de um espaço de debate sobre ideias para inovação em governo, aberto a todos e voltado para servidores interessados em novas ferramentas e meios que aumentem a capacidade de inovar nos processos organizacionais e políticas públicas. O objetivo do encontro é reunir, periodicamente, em um espaço para o diálogo, pessoas que têm apresentado e implementado iniciativas inovadoras.