Notícias

« Voltar

Enap promove Semana de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Enap promove Semana de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Por: CGCE

Publicação: 05/09/2017 | 11:41

Última modificação: 15/09/2017 | 09:01

No período de 12 a 15 de setembro, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoverá a Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência. O evento tem como objetivos ampliar a visibilidade sobre a agenda da promoção de direitos das pessoas com deficiência e debater desafios para a gestão das políticas públicas, dentre os quais se inserem a gestão inclusiva da máquina pública e o reconhecimento das especificidades das pessoas com deficiência, no sentido de promover a equiparação de direitos e oportunidades de participação social.                                                                                                                                

A Semana de Inclusão reúne diversas atividades voltadas para experiências que buscam a construção de empatia em relação às pessoas com deficiência por aquelas que ainda não têm proximidade com a temática. Os debates foram organizados no sentido de envolver aspectos relacionados à gestão de recursos de acessibilidade para a superação das barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas, entre outras, para o alcance da efetividade das políticas públicas para esse segmento populacional.

Dentre as atividades previstas estão a Mostra Fotográfica COMOVER, que utilizará recursos que permitem o acesso às imagens por pessoas que não veem e a vivência, por pessoas que enxergam, de assistir à mostra na perspectiva de quem não vê; a Calçada com Barreiras e a Experimentação de esportes praticados por paratletas.

Embora as atividades sejam abertas ao público em geral, há vagas limitadas para a Oficina de Tecnologias Assistivas na Acessibilização de Conteúdos. Para participar deste evento, os interessados devem enviar e-mail para inclusao@enap.gov.br, solicitando a inscrição e informando o nome completo, a instituição à qual pertence e se necessitará de algum recurso de acessibilidade.

Haverá transmissão on-line para as atividades GNPapo sobre Tecnologias Assistivas e Inclusão e Seminário Gestão da Inclusão de Pessoas com Deficiência, pelo canal assiste.enap.gov.br.

A atividade é organizada pelo Comitê-Gestor do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap, instituído em 25 de julho de 2017, e conta com a parceria de diversas instituições e de ativistas que atuam na defesa de direitos das pessoas com deficiência. 

Programação