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Enap lança pesquisa Censo de serviços da Plataforma de Cidadania Digital

Enap lança pesquisa Censo de serviços da Plataforma de Cidadania Digital

Por: CGCE

Publicação: 10/08/2017 | 16:40

Última modificação: 10/08/2017 | 16:49

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (10), o lançamento da 2ª Fase–Pesquisa dos Serviços Públicos de Atendimento da Administração Pública Federal, executada pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e apoio da Casa Civil. A pesquisa tem o objetivo de mapear esses serviços, além de identificar aspectos como custos, público, perfil dos usuários, tamanho do público-alvo e o tempo médio de espera para obtenção.

Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, destacou que a iniciativa faz parte do projeto de desburocratização, simplificação, modernização e transformação digital do país. Segundo Gaetani, “o governo federal está trabalhando para mapear as interfaces diretas com o cidadão e o censo de serviços é uma das peças chaves desse processo”. “A plataforma de Cidadania Digital é uma agenda extraordinária que exige muito esforço e mobilização dos gestores públicos”, finalizou.

Para o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública (Inova), Luis Felipe Salin Monteiro, a transformação digital de serviços proporciona uma redução drástica de recursos. “Essa iniciativa nada mais é que economizar, simplificar e trazer o governo para mais próximo do cidadão”, afirmou Monteiro.

Por fim, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Fernando Filgueiras, ressaltou que a pesquisa tem o objetivo de levantar um conjunto de informações a respeito dos serviços em diferentes órgãos na Administração Pública, afim de criar “uma sinergia para a construção do governo digital”.  De acordo com ele, “o foco do projeto é melhorar a questão do atendimento ao cidadão e estabelecer as bases do governo digital”.

Em seguida, foi apresentada a Plataforma de Cidadania Digital, um canal único e integrado desenvolvido pelo governo federal para que cidadãos e empresários acessem serviços públicos pelo meio digital. O primeiro passo para a implementação dessa plataforma é conhecer quais são os serviços públicos de atendimento prestados pela Administração Pública Federal.

As informações básicas sobre os serviços colhidos pela Pesquisa sobre o Serviço Público de Atendimento servirão para alimentar o portal de serviços, uma plataforma virtual que busca reunir informações sobre os serviços de atendimento oferecidos pelo governo federal, disponível no site www.servicos.gov.br.

Após o encerramento da pesquisa sobre os Serviços Públicos de Atendimento, será realizada uma análise das descrições de todos os serviços: as interações realizadas para obtenção do produto, benefício ou cumprimento de dever, verificação dos documentos necessários para obtenção do serviço e os locais e os canais de atendimento disponíveis. Além disso, será verificado se os respondentes identificaram de forma completa as interações realizadas entre o usuário e o órgão, iniciando pelo primeiro contato do usuário junto ao órgão até o encerramento da prestação de serviço com a entrega do produto ou benefício ao usuário.

 

Clique aqui para saber mais informações sobre a Pesquisa de Serviços Públicos de Atendimento da Administração Pública Federal.