Notícias

« Voltar

Enap, IPPA, UnB, CLAD e Flacso iniciam as atividades do Curso Internacional de Política Públicas

Enap, IPPA, UnB, CLAD e Flacso iniciam as atividades do Curso Internacional de Política Públicas

Por: Ascom

Publicação: 15/05/2017 | 16:37

Última modificação: 17/05/2017 | 11:01

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a International Public Policy Association (IPPA), a Universidade de Brasília (UnB), a Escola Iberoamericana de Administração e Políticas Públicas, o Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (EIAPP/Clad) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), realizou, nesta segunda-feira (15), a sessão de abertura do Curso Internacional de Políticas Públicas. A atividade é fruto da associação institucional da Enap à IPPA.

Voltado a temas relacionados a políticas públicas, a capacitação conta com a participação de alunos e professores do Mestrado em Governança e Desenvolvimento e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento. São 65 participantes, oriundos do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O curso tem por objetivo o aperfeiçoamento dos conceitos teóricos e metodológicos para o estudo dessas políticas, buscando contribuir para o avanço do conhecimento sobre experiências e novas perspectivas colocadas pela realidade das relações entre Estado e sociedade. “Essa é uma oportunidade única, resultado do esforço em conjunto entre as instituições parceiras”, destacou a coordenadora-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Michelle Morais, na abertura da atividade.

O curso é organizado em conferências realizadas pela manhã e workshops pela tarde, que serão ministrados simultaneamente pela professora de Ciência Política na Universidade de Barcelona (Espanha) e pesquisadora afiliada ao Instituto Barcelona de Estudos Internacionais (IBEI), Laura Chaquès Bonafont; pelo professor de Ciência Política e Política Pública na Universidade de Bolonha (Itália) e na Escola Normal Superior de Florença (Itália), Giliberto Capano; e pelo professor de Política e Assuntos Globais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Humboldt, em Berlim (Alemanha), Frank Fischer.

A sessão de abertura contou com representantes das instituições que colaboraram para realização do curso. Estiveram presentes na mesa a representante do CLAD, Nadia Yanez; o representante da Flacso Brasil, Ronaldo Moysés; o representante da UnB, professor Bernardo Kipnis; o representante da IPPA, professor Giliberto Capano; e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Fernando Filgueiras, representando o presidente da Escola, Francisco Gaetani.

Por meio do curso, que será ministrado até 19 de maio, na Enap, em Brasília, a Escola traz professores renomados da academia internacional para conduzirem discussões importantes e contemporâneas a partir das teorias de análise sobre políticas públicas. O Curso Internacional de Políticas Públicas representa, no momento, a única Summer School que a IPPA organiza na América Latina.

 

Confira a programação completa do Curso Internacional de Política Públicas.

Informações:
Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu
Telefone: 2020-3009