Notícias

« Voltar

Enap inicia primeira etapa do Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal

Enap inicia primeira etapa do Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal

Por: Ascom

Publicação: 22/09/2017 | 17:45

Última modificação: 22/09/2017 | 17:51

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta sexta-feira (22), a primeira sessão do workshop do Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal, parceria da Escola com a John F. Kennedy School of Government, escola de governo da Universidade de Harvard. A atividade, que faz parte do Programa de Altos Executivos, teve como foco a integração e interação inicial entre os participantes e identificação de gargalos estratégicos enfrentados no ambiente de trabalho.

A atividade foi conduzida pelo professor Henrique Santana, que possui ampla experiência no exercício do coaching, domínio de metodologias participativas e facilitação de processos grupais no setor público, no setor privado e em organismos internacionais.

A diretora de Formação Profissional e Especialização da Enap, Iara Alves, destacou que o Programa de Altos Executivos é uma nova estratégia da Escola. “Nós ainda não tínhamos cursos que ensinassem as habilidades necessárias para exercer funções de liderança, então resolvemos fazer esse esforço, e estamos muito felizes com a grande procura”, disse.

Segundo o servidor da Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap, Rafael Cedro, “a Escola têm buscado cada vez mais trazer programas de excelência para os altos executivos, de modo que o que for aprendido nas capacitações venha a trazer um impacto verdadeiro no dia a dia desses dirigentes”.

O workshop terá duração de 9 horas, dividido em três sessões, com o objetivo de promover uma reflexão avançada prévia à ida dos dirigentes à Universidade de Harvard. A segunda sessão será realizada no dia 29 de setembro, e terá como foco o intercâmbio de boas práticas (compartilhamento de experiências bem-sucedidas que dirigentes participantes tenham relativas ao enfrentamento de gargalos similares aos identificados na primeira sessão); e a terceira sessão acontecerá no dia 6 de outubro, e trará orientações para elaboração inicial dos “projetos de intervenção” dos participantes (que cada um deverá formular a partir de um desafio crítico identificado).

Mais sobre o programa - Voltado para altos executivos federais, este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.

Ao longo desse ciclo, em paralelo à aquisição de novas habilidades de gestão e formulação, o participante será instado a identificar um desafio crítico que enfrenta em sua atividade profissional real e contará com o acompanhamento de um “coach” para elaborar e colocar em prática um plano para enfrentamento desse desafio.

O programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos da mundialmente renomada John F. Kennedy School of Government (ou Harvard Kennedy School).