Notícias

« Voltar

Enap inicia atividades da Semana de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Enap inicia atividades da Semana de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Por: Ascom

Publicação: 12/09/2017 | 14:16

Última modificação: 12/09/2017 | 14:23

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, na manhã desta terça-feira (12), a abertura oficial da Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência e lançamento do Vídeo Institucional do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola. As atividades têm como objetivo ampliar a visibilidade sobre a agenda da promoção de direitos das pessoas com deficiência e debater desafios para a gestão das políticas públicas, dentre os quais se inserem a gestão inclusiva da máquina pública e o reconhecimento das especificidades das pessoas com deficiência, no sentido de promover a equiparação de direitos e oportunidades de participação social.    

Na cerimônia de abertura, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, lembrou que a diversidade e a responsabilidade social estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações e da população. Segundo ele, "é preciso superar as estranhezas e as dificuldades, e equalizar as oportunidades no ambiente de trabalho, através de novos valores e posturas". Gaetani destacou ainda todo o esforço envolvido na organização da semana e afirmou que a atividade "é uma sinalização aos valores defendidos pela Escola".

A programação da Semana de Inclusão reúne diversas atividades voltadas para experiências que buscam a construção de empatia em relação às pessoas com deficiência por aquelas que ainda não têm proximidade com a temática. Os debates foram organizados no sentido de envolver aspectos relacionados à gestão de recursos de acessibilidade para a superação das barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas, entre outras, para o alcance da efetividade das políticas públicas para esse segmento populacional.

Dentre as atividades previstas estão a Mostra Fotográfica COMOVER, que utilizará recursos que permitem o acesso às imagens por pessoas que não veem e a vivência, por pessoas que enxergam, de assistir à mostra na perspectiva de quem não vê; a Calçada com Barreiras e a Experimentação de esportes praticados por paratletas.

Haverá transmissão on-line para as atividades GNPapo sobre Tecnologias Assistivas e Inclusão e Seminário Gestão da Inclusão de Pessoas com Deficiência, ambas no dia 14 de setembro, pelo canal assiste.enap.gov.br.

A atividade é organizada pelo Comitê-Gestor do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap, instituído em 25 de julho de 2017, e conta com a parceria de diversas instituições e de ativistas que atuam na defesa de direitos das pessoas com deficiência.