Notícias

« Voltar

Enap finaliza o 5º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal

Enap finaliza o 5º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal

Por: Ascom

Publicação: 13/03/2018 | 11:00

Última modificação: 13/03/2018 | 11:11

Chegou ao fim, na segunda-feira (12), a terceira e última etapa do 5º Ciclo Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a John F. Kennedy School of Government, escola de governo da Universidade de Harvard. A atividade, que faz parte do Programa de Altos Executivos, teve início em setembro de 2017, com aulas no Brasil e nos Estados Unidos.

No encontro de socialização das experiências realizado ontem, os participantes fizeram uma apresentação de 15 minutos cada um – sobre o seu problema, reflexões e soluções adotadas, de um ponto de vista crítico, para seus pares. A atividade foi coordenada por um coach e cada dirigente teve a oportunidade de caracterizar o seu desafio, explicou como evoluiu em seu enfrentamento e que sucessos foram alcançados. A ocorrência de impedimentos e limitações, nesse processo, também foi detalhada e criticamente analisada.

Voltado para altos executivos federais, este programa avançado de capacitação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências com foco na gestão de organizações complexas, no desenho de políticas públicas de modo inovador e no mapeamento de novos instrumentos para tomada de decisão. Contempla atividades no Brasil e no exterior, baseadas em metodologia prático-reflexiva, onde a experiência do sujeito é fonte de produção de conhecimentos a partir do diálogo como instigador da reflexão sobre a práxis.

O programa privilegia a interação entre pares, proporcionando a discussão coletiva dos desafios, além de agregar as metodologias e capacidades de Educação para Executivos Públicos da mundialmente renomada John F. Kennedy School of Government (ou Harvard Kennedy School).

O público-alvo do programa abarca: secretários-executivos, assessores especiais, secretários nacionais, diretores, assessores e servidores em posições de liderança de ministérios e da Presidência da República, de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e de economia mista. O processo de capacitação compreendeu três etapas, sendo a segunda internacional, totalizando um mínimo de 90 horas, incluindo atividades em sala de aula e trabalho de campo.

 

Outras informações
Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos
+55 (61) 2020-3079
altosexecutivos@enap.gov.br